Fique Sabendo

Renegociar dívidas: O momento é agora!

Renegociar dívidas, uma frase que se tornou normal no vocabulário dos brasileiros nessa época de crise. Logo, o que vier para ajudar o cidadão a quitar seus débitos será bem-vindo.

Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), houve uma redução nas taxas de juros em operações de crédito para pessoas físicas no mês de outubro, sendo este o sétimo mês seguido de queda das taxas.

Essas reduções sucessivas são justificadas pela taxa Selic, que agora está em 2%, nível mais baixo da história. Sendo assim, este é o momento é ideal para quem tem dívidas pendentes, já que a queda nas taxas pode proporcionar condições mais atrativas para a renegociação.

A taxa da Selic ficando em 2% até terminar 2020, permitirá que os juros de modalidades de crédito bancário e imobiliário sejam reduzidos. Desta forma, a recomendação de especialistas é que, dependendo da linha de crédito, chegou a hora de renegociar os débitos.

Na horas de renegociar suas dívidas, existem duas opções:

Trocar as dívidas mais caras por outras que possuam taxas de juros acessíveis, ou fazer a portabilidade para outro banco cujas taxas cobradas sejam mais baixas.

“A orientação para os clientes liquidarem essas dívidas é buscar com o banco uma troca de dívida de uma linha de crédito mais cara, como cheque especial e cartão de crédito, para uma outra mais barata. Assim, vai estar dentro do que ele consegue pagar e quitar o débito”, recomenda o consultor financeiro Felipe Nogueira.

Ficou comum trocar estas modalidades pelo crédito consignado, que oferece condições de pagamento facilitadas.

Mas, o especialista faz uma recomendação na hora da portabilidade entre bancos. Segundo ele, você precisa estar atento as ofertas, escolhendo o banco que vai oferecer a melhor condição, ou seja, a mais vantajosa para quitar a dívida.

“É importante que os clientes entendam a natureza da dívida, se com a portabilidade vai valer a pena, mesmo com a manutenção e taxas dos bancos”, ressalta o especialista em finanças Alexandre Prado.

O especialista Felipe Nogueira diz como você deve proceder depois de quitar suas dívidas:

“Mais do que nunca, com este ano de pandemia, a gente tem visto o quanto é necessário de criar uma reserva e pensar em um planejamento ao longo do ano”.

Queda na taxa de juros

Em média, a redução na taxa de juros para pessoa física foi de 0,36% no mês. Em setembro, a taxa de juros foi de 5,56% ao mês (91,42% ao ano), e passou para 5,54% ao mês (90,99% ao ano) em outubro, sendo esta a menor taxa registrada desde agosto de 2013.

Acompanhe a redução na taxa de juros das principais linhas de crédito em setembro e outubro:

Cartão de crédito: Redução de 0,18%, passando de 11,03% ao mês (250,98% ao ano) em setembro para 11,01% ao mês (250,22% ao ano) em outubro;
Cheque especial: Redução de 0,29%, passando de 7,01% ao mês (125,47% ao ano) em setembro para 6,99% ao mês (124,97% ao ano) em outubro;
Empréstimo pessoal – bancos: Redução de 0,64%, passando de 3,14% ao mês (44,92% ao ano) em setembro para 3,12% ao mês (44,58% ao ano) em outubro;
Empréstimo pessoal – financeiras: Redução de 0,32%, passando de 6,18% ao mês (105,36% ao ano) em setembro para 6,16% ao mês (104,89% ao ano) em outubro.

Porém, se houver uma eventual piora no cenário econômico, e consequentemente maior risco de crédito e inadimplência, isso porque as taxas de juros podem voltar a crescer nos próximos meses. O melhor é fazer a renegociação das dívidas o quanto antes, aproveitando esse momento de juros baixos.

Edição por Jorge Roberto Wrigt – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

3 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

4 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

10 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

10 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

10 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

10 horas ago