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Inovação é o tema do momento.
Empresas de todos os portes e segmentos já entenderam que é hora de fazer diferente.
Mas, para inovar de forma focada na realização de valor, é preciso disponibilizar recursos importantes para garantir o sucesso dessa empreitada.
A ISO 56002, norma de gestão da inovação publicada em 2019 e que já tem cerca de 100 empresas certificadas em todo o mundo, aponta para a necessidade de criar estruturas de suporte para a inovação.
Entre os recursos apontados, estão:
Embora a inovação deva acontecer em todas as esferas da empresa, é imprescindível termos pessoas totalmente focadas nas estratégias da empresa.
Se a tarefa de inovar for apenas mais uma dentre tantas outras que um profissional já tem, dificilmente será possível privilegiar o tema e dar toda a atenção que ele requer.
Portanto, uma estratégia de inovação que se preze, deve ter pessoas com dedicação integral.
Assim como as pessoas, é preciso haver tempo para inovar.
A empresa precisa levar em consideração que as mais promissoras iniciativas de inovação raramente são rápidas.
Muitas ideias precisam ficar incubadas por um tempo e é preciso avaliar o timing certo para cada coisa.
Então, é preciso fazer um bom gerenciamento do tempo para garantir que a empresa não perca oportunidades e nem que apresente soluções que as pessoas ainda não desejam.
Inovar não custa tão caro quanto muitos pensam, mas, obviamente, é preciso destinar recursos financeiros para os projetos de inovação.
A empresa precisa definir, inclusive, qual é a sua apetite ao risco.
Cabe destacar que, em inovação, não se acerta sempre.
Muitos erros podem acontecer até termos um grande acerto.
É preciso estar preparado e, principalmente, estabelecer limites para não comprometer a saúde financeira da empresa.
De nada adianta termos pessoas, tempo e dinheiro, se não tivermos conhecimento suficiente para gerar a inovação.
Por isso, a empresa precisa investir constantemente na busca por conhecimentos, que podem ser advindos da participação em eventos, leituras de livros, treinamentos, cursos ou mesmo da conexão com startups e universidades.
O conhecimento é o oxigênio da inovação.
Não estamos falando pura e exclusivamente de laboratórios de inovação cheios de pufs e post-its coloridos.
A inovação vai muito além de tudo isso.
Por infraestrutura, entende-se recursos físicos ou virtuais, que garantam o suporte necessário para que a inovação aconteça.
Podem ser tecnologias, ferramentas, métodos ou processos que deem base para as iniciativas de inovação.
A infraestrutura é o alicerce.
Agora que você já sabe quais são os requisitos mínimos para uma empresa inovar, comece a estruturar seus objetivos para a inovação.
A sua empresa deseja atuar em novos mercados, criar novos produtos ou melhorar o que já tem? Definir onde se quer chegar é o primeiro passo no caminho para a inovação.
Por: Alexandre Pierro, sócio-fundador da PALAS e um dos únicos brasileiros a participar ativamente da formatação da ISO 56.002, de gestão da inovação.
A PALAS é uma consultoria de inovação e gestão pioneira na implementação da ISO 56002. (11) 3090-7166
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