Brasília - Receita Federal libera o programa da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, ano-base 2015 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
A consulta do quarto lote de restituição do IRPF 2021 (Imposto de Renda de Pessoas Físicas) já está liberada. Assim, os contribuintes podem conferir se poderão receber o pagamento no quarto lote que será creditado no dia 31.
Nesta etapa, 3.819.743 pessoas receberão a restituição. Então, veja a seguir quais são esses cidadãos e confira como fazer a consulta para verificar se o seu pagamento foi liberado.
Nesta rodada de pagamentos, o crédito será depositado para 3.819.743 contribuintes. Desse total, R$ 273.252.487,49 possuem prioridade legal, sendo os seguintes cidadãos:
Também foram contemplados ainda 3.710.930 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 16 de agosto. Esse lote contempla ainda as restituições residuais de exercícios anteriores.
Se você está aguardando o pagamento e quer saber se teve a declaração liberada nesse lote, é necessário acessar o portal e-CAC no site da Receita Federal.
Outra opção é verificar a liberação da restituição através do aplicativo Meu Imposto de Renda que está disponível para tablets e smartphones. Através dessa plataforma, é possível fazer consultas diretamente nas bases da Receita Federal, para obter informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição é depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Então, não é necessário solicitar o pagamento mas, se por algum motivo o crédito não for realizado, o que pode acontecer quando os dados da conta estiverem errados, os valores serão enviados para o Banco do Brasil.
Neste caso, o cidadão tem um ano para fazer o resgate. Então, basta entrar em contato com o banco e solicitar o crédito dos valores. No entanto, se o contribuinte não resgatar a restituição, o dinheiro será devolvido à Receita Federal e o resgate deve ser solicitado no Portal e-CAC.
Caso a sua restituição não tenha sido liberada, procure pelo extrato da declaração para verificar se há inconsistências nos dados. Isso pode causar o bloqueio da restituição, sendo assim, o contribuinte precisa fazer a regularização através da entrega de uma declaração retificadora. Veja ainda outras situações que podem causar o não pagamento:
Se após verificar o extrato, você conferiu que a sua declaração está correta e não há nenhuma pendência, basta aguardar o próximo lote que será pago no dia 30 de setembro.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…