A Receita Federal confirmou a data de pagamento do 3º lote de restituição do Imposto de Renda. Para você ficar bem informado, será no dia 31 de julho. Assim, quem ainda não entrou nos lotes iniciais está com a expectativa nas alturas para o recebimento.
Aliás, cabe destacar que você pode realizar uma consulta, para acompanhar o andamento do seu processo.
Siga a leitura e tenha todos os detalhes.
Como primeiro passo para saber se entra ou não no 3º lote de restituição do Imposto de Renda, faça uma consulta do status da sua declaração junto à Receita Federal. Para isso é preciso proceder da seguinte maneira:
Entre no Portal do Contribuinte da Receita Federal;
Clique em ‘Imposto de Renda’ e ‘Consultar minha restituição’;
Em seguida, acesse com a sua conta gov.br;
Assim que abrir a página, o status aparecerá ao lado de “IRPF 2024”.
Leia também: O que fazer se você caiu na malha fina do Imposto de Renda?
Agora vamos te ajudar a entender o que significa cada mensagem. Acompanhe
Este é o primeiro estágio da análise. É o termo que aparece quando a declaração é entregue. O status indica que a declaração foi recebida, mas ainda não foi computada pela Receita. Então, ainda é preciso aguardar pela restituição do Imposto de Renda.
Neste caso, o estágio indica que a declaração foi recebida e teve o seu processamento concluído, ou seja, foi computada pela Receita Federal.
Mas atenção! Esse status não garante que o documento tenha sido de fato homologado. Isso porque ele pode ser revisto pelo órgão em um período de até cinco anos.
Aqui temos o indicativo de que o documento foi processado pela Receita Federal, e que o contribuinte possui direito à restituição do Imposto de Renda. Apesar disso, o valor ainda não foi disponibilizado na rede bancária para ser aproveitado.
Esse status indica que o contribuinte precisa ter atenção. Isso porque, depois de processada pela Receita, foram encontradas pendências em relação a algumas informações declaradas.
Dessa forma, o contribuinte deve acessar a página da Receita, entender qual é a incompatibilidade e providenciar o ajuste e regularização das informações.
Esse estágio indica que a declaração anterior foi substituída de forma integral por uma declaração completamente nova e retificada informada pelo contribuinte.
Por fim, esse estágio aparece quando a declaração está também sendo analisada. O contribuinte deve acompanhar a futura correspondência da Receita para saber como proceder. Em suma, provavelmente seu recebimento da restituição do Imposto de Renda ainda terá algumas etapas.
O calendário completo para os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2024 já foi divulgado, permitindo que você se organize e receba seus valores sem atrasos. Confira:
1º Lote: 31 de maio (já liberado)
2º Lote: 28 de junho (já liberado)
3º Lote: 31 de julho; (a liberar)
4º Lote: 30 de agosto;
5º Lote: 30 de setembro.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…
Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…
O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…
Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…