Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Na próxima terça-feira (30), será liberado o primeiro dos cinco lotes da restituição do Imposto de Renda. Vale lembrar que nesta mesma data estará encerrado o prazo de envio da declaração do tributo, quem ainda não cumpriu com a obrigação, tem até amanhã para entrega do documento.
De volta ao tema central deste artigo, a restituição do IR, nada mais é que a devolução de valores pagos a mais na declaração do tributo. Ou seja, quem contribuiu com valores superiores ao devido, possuem algum saldo a receber.
Em suma, os valores a serem devolvidos aos contribuintes são oriundos das chamadas deduções do IR, referentes a despesas que podem reduzir o valor do tributo retido na fonte. Bons exemplos são, gastos com saúde, educação, previdência, doações, dentre outras despesas que são isentas à incisão do IR.
Conforme a informações da Receita Federal, o 1º lote de restituição deve contemplar cerca de 3,38 milhões de pessoas, de modo que será repassado um montante de R$ 6,3 bilhões aos contribuintes.
Vale lembrar que neste primeiro momento dos pagamentos, receberão os contribuintes que integram os grupos de prioridades. Confira abaixo que grupos são esses, e quantas pessoas serão contempladas:
Em seguida, ao finalizar os repasses aos grupos prioritários, a Receita Federal começa a restituir os demais contribuintes por ordem de entrega da declaração. Ou seja, quem enviou o documento com maior antecedência, recebe primeiro.
O cronograma da restituição do IR começa no próximo dia 31 de maio, e se encerra em setembro, quando o quinto lote for pago. Confira todas as datas de repasse:
Para saber se você possui algum saldo a receber, e em que lote os valores serão pagos, em caso de positiva, basta acessar o site ou aplicativo da Receita Federal.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…