Imagem por @gustavomellossa / @evgeniyashihaleeva / freepik / editado por Jornal Contábil
Para quem não tem intimidade com o tema, a restituição do Imposto de Renda (IR) trata-se da devolução de valores pagos a mais na declaração do tributo, ou seja, se você declarou ao leão, valores superiores ao devido, haverá saldos a receber. Em geral, isto ocorre em virtude das deduções do IR.
Esclarecido isto, ainda vale explicar sobre os chamados lotes residuais. Em suma, tais lotes são referentes a declarações anteriores, ou seja, prestações de anos que antecedem 2022 (2021, 2020, 2019, etc.). Contribuintes que caíram na malha fina, depois que regularizaram suas pendências, podem ter direito ao dinheiro.
Conforme informações da Receita Federal, o lote liberou cerca de R$ 180 milhões, os quais são de direito a mais de 210 mil cidadãos espalhados por todo território nacional. Continue sua leitura e saiba se você recebe os recursos.
De acordo com o divulgado, o lote residual contemplou grupos prioritários (idosos e pessoas com deficiências) e pessoas que não possuem algum critério de prioridade. Sendo assim, para saber com exatidão se você faz parte dos beneficiários bem como o valor da restituição, basta realizar a consulta. através do site da Receita Federal, seguindo o passo a passo descrito abaixo:
Em caso de positiva, o dinheiro será depositado na conta informada pelo contribuinte. Se a conta tiver impedimentos (bloqueada ou desativada), o recurso é depositado pelo Governo Federal em uma conta gratuita do Banco do Brasil (BB).
Neste ano corrente, o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda ainda está aberto, de modo que se encerrará no próximo dia 31 de maio. A partir desta data o leão dá início às restituições do tributo em 2022.
A restituição do IR ocorre em 5 lotes, de maneira que contribuintes que enviaram sua declaração com maior antecedência, recebem primeiro. Por sua vez, a receita ainda estabelece a ordem considerando grupos prioritários, confira:
Lote | Data do pagamento |
1º | 31 de maio |
2º | 30 de junho |
3º | 30 de julho |
4º | 31 de agosto |
5º | 30 de setembro |
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…