Imagem por @rafapress/ freepik
Nesta próxima quinta-feira (30), a Receita Federal irá repassar o segundo lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda (IR). A primeira rodada de devolução dos valores ocorreu no final do último mês de maio, quando os contribuintes enquadrados nos grupos prioritários receberam.
Para um melhor entendimento do tema, a restituição do IR nada mais é que a devolução dos valores pagos a mais na declaração do Imposto de Renda. Isto é, cidadãos que contribuíram com quantias superiores ao que deviam, terão algum saldo a receber.
Segundo informações da Receita Federal, somente neste segundo lote, serão destinados R$ 6,9 bilhões aos contribuintes, sendo que 2,69 bilhões deste montante, ainda estarão voltados aos grupos com prioridade legal.
Como previamente dito, nesta segunda rodada ainda terão grupos prioritários com direito à restituição do tributo. Sendo assim, é importante entender quais pessoas possuem prioridade no recebimento, são eles:
Após a realização dos repasses para estes grupos, é determinada pela receita, uma ordem de entrega. Isto é quem enviou a declaração com maior antecedência, recebe primeiro a restituição.
Contudo não é possível saber exatamente em que lote o contribuinte irá receber, tendo em vista que a Receita Federal não divulga a referida informação com antecedência. Em razão disso, à véspera do pagamento de cada lote, o contribuinte deve consultar se está na lista dos contemplados.
Para conferir se você fará parte do 2º lote de pagamentos, basta acessar o site da Receita Federal. Será necessário informar o número de CPF e a Data de Nascimento. Em caso de positiva, o dinheiro será depositado na conta informada na declaração.
A restituição do IR é paga em um total de 5 lotes, cada um com uma data de pagamento definida pelo órgão. O cronograma iniciou em 31 de maio e se encerra no dia 30 de setembro. Confira:
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…