Chamadas

REVELADO! ‘Teste do Café’ que está sendo realizado nas entrevistas de emprego

Realizar a entrevista de emprego é algo muito complexo para a maioria das pessoas, afinal, é um momento muito importante na vida de quem está buscando uma colocação profissional, da mesma forma que é necessário conseguir se portar bem para segurar o nervosismo.

Além disso, de se sentar na mesa para falar um pouco mais sobre você e suas competências profissionais, existem vários tipos de testes utilizados em uma entrevista de emprego, com o objetivo claro de, conhecer o candidato.

Desse modo, durante a entrevista onde a pessoa está tendendo vender sua imagem, alguns detalhes sobre você podem acabar sendo percebidos através de um teste simples e muito utilizado, conhecido como teste do café.

Sendo assim, caso você esteja buscando uma recolocação profissional e está passando ou passará por algumas entrevistas, é bom conhecer alguns testes utilizados para que você se saia bem. Logo, hoje conheceremos o famoso teste do café.

O que é o teste do café?

O teste do café, também conhecido como teste da xícara de café, se trata de fato de um teste muito utilizado nas entrevistas de emprego pelo recrutador, para conhecer um pouco mais do candidato.

Basicamente, durante a entrevista com o candidato, o recrutador poderá lhe convidar para tomar um café, chá ou alguma outra bebida, onde, ao retornar para a sala de entrevista com a bebida, o recrutador avaliará o que o candidato fará com a xícara.

Após ingerir a bebida, os recrutadores vão analisar qual é o seu comportamento com relação à louça suja. Se você:

Deixará sobre a mesa, pressupondo que alguém recolherá, ou seja, onde você estará desclassificado, ou se você tomará alguma atitude como perguntar onde deixar a xícara, ou se pode levar à copa, onde assim, você terá passado no teste.

Qual a lição desse teste?

Segundo o Trent Innes, diretor da empresa Xero Austrália, que desenvolveu este teste, o recrutador poderá conhecer muito mais sobre o candidato oferecendo uma bebida a ele do que simplesmente ouvindo suas respostas para as diversas perguntas.

Tendo em vista que o teste oferece um entendimento mais claro sobre o comportamento do candidato quanto a questões éticas como o respeito, a educação e a convivência no ambiente de trabalho.

Em diversos casos e funções, apresentar algumas dessas características é de extrema importância, logo, o teste do café possibilita descobrir se o candidato é educado e se o mesmo sabe cooperar em uma convivência com outras pessoas.

Sendo assim, o pior resultado possível é quando o candidato toma a bebida, e simplesmente deixa a xícara onde bem entender, sem se preocupar com uma atitude simples, mas que pode revelar muito sobre sua personalidade.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

5 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago