Imagem por @wayhomestudio / freepik
Você já pensou no que fazer quando a aposentadoria chegar e você não se agradar do valor que irá receber?
Infelizmente isso acontece com muitos brasileiros, mas estamos aqui para te ajudar caso aconteça ou já esteja acontecendo isso com você ou com algum conhecido.
Quando seu beneficio é concedido você recebe uma carta chamada de “Carta de Concessão do Benefício”, nela contém varias informação úteis inclusive o valor do benefício, e por isso antes mesmo de realizar o primeiro saque você já poderá começar a tomar providencias.
Agora sem mais delongas vamos ao que interessa.
A revisão de aposentadoria é um direito de todo beneficiário do INSS, é através desse procedimento que será possível corrigir possíveis erros, melhorar o valor do benefício recebido e até alterar o tipo de aposentadoria.
Após você solicitar a revisão o INSS fará uma reanálise do seu benefício, considerando a atualização das informações que na época de concessão da aposentadoria não entraram no cálculo.
As revisões de benefícios podem ser divididas em duas categorias, sendo elas revisões de fato e de direito.
Você pode fazer a solicitação assim que recebe a carta de concessão, mas o concelho de ouro é: analise bem o seu caso antes de tomar qualquer atitude!
Porém existe um prazo para o segurado revisar o ato de concessão do benefício, que é de 10 anos, começando a contar no 1º dia do mês seguinte ao primeiro pagamento.
Mas vale lembrar não é necessário aguardar 10 anos para poder entrar com o pedido, mas é preciso se planejar e contar com adversidades como demora no tempo de liberação
A solicitar da revisão da aposentadoria pode ser solicitada de forma rápida e online através do Meu INSS, confira o passo a passo:
Meu INSS
Mas também existe a possibilidade de solicitar a revisão presencialmente, basta ir até uma agência da Previdência Social mais próxima.
Mas antes é necessário fazer o agendamento através da Central de Atendimento 135 do INSS e escolher uma data e horário para comparecer até uma agência e efetivar o requerimento de revisão de benefício.
Para solicitar a revisão no INSS os documentos essenciais são:
O prazo legal para que a Previdência Social conclua o pedido de revisão deve se dar em até 30 dias, a contar a partir da entrega dos documentos comprobatórios por parte dos beneficiários.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…