Chamadas

Revisão bilionária do FGTS já tem nova data de julgamento marcado?

A correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é aguardada por milhões de trabalhadores. Isso porque todos os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos algum período após 1999 e mesmo para aqueles que já sacaram os valores podem se beneficiar.

Conforme divulgado por algumas plataformas que possuem a ferramenta de cálculo do FGTS, como é o caso do LOIT FGTS, apontam que os trabalhadores podem ter em média R$ 10 mil para receber com a revisão. Mas vale lembrar que cada caso deve obrigatoriamente ser avaliado individualmente.

Julgamento da revisão já tem data para acontecer?

Para que a revisão do FGTS possa ser concedida, o tema deverá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O último julgamento do STF havia sido marcado para acontecer no dia 13 de maio deste ano, contudo, devido a justificativa de que a revisão poderia causar um impacto bilionário e como estamos passando por um processo de pandemia e já estamos com impactos nos cofres da União, o momento não era adequado para julgar o tema.

Assim, desde o dia 13 de maio os trabalhadores aguardam pela nova data de julgamento do STF, que até o momento segue indefinida e pode demorar para ser remarcada, até porque não há uma previsão legal para que o julgamento seja novamente definido.

O que pode ser encarado como algo ruim para quem aguarda pela decisão, pode ser vantajoso para aqueles que ainda estão temerosos com o ingresso de ação pedindo a correção dos valores do Fundo de Garantia, afinal, esse tempo será suficiente para identificar se a revisão poderá ser favorável e se valerá apena ingressar com tal.

Quando a revisão do FGTS vale a pena?

A revisão do FGTS será mais vantajosa para aqueles trabalhadores que tiverem mais tempo de contribuição, ou seja, que exerceu atividade por um longo período de tempo após 1999, assim como para aqueles que deixaram o saldo do Fundo de Garantia rendendo por mais tempo e também para aqueles que tiveram salários maiores.

O pedido poderá ser realizado por meio do Juizado Especial Federal. Nesse cenário não será obrigatório a presença de um advogado e os pedidos podem ser realizados pela internet e devem ser limitados ao máximo de 60 salários mínimos.

Já os trabalhadores que tiverem valores a receber pela revisão do FGTS superiores a 60 salários mínimos, os mesmos devem entrar na Justiça Federal e obrigatoriamente será necessário contar com o auxílio de um advogado.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

3 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

4 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

10 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

10 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

10 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

10 horas ago