Chamadas

Revisão da aposentadoria: Entenda como funciona

Em razão do valor da aposentadoria, faz com que muitos aposentados continuem trabalhando mesmo depois de conseguirem o benefício. Com isso, a pessoa aposentada que continua trabalhando pode entrar na justiça para pedir devolução dos valores pagos depois da aposentadoria, uma melhora na aposentadoria, um novo tipo de benefício.

É aconselhável que a pessoa que se encontra nessa situação, procure um advogado especialista em Direito Previdenciário para analisar detalhes do seu benefício como, data da concessão da aposentadoria, o valor do salário benefício e quais foram os critérios utilizados  para fazer uma revisão. É possível que o valor mensal seja melhorado, tenha alguma quantia a mais para receber ou você se encaixe em um novo benefício.

Ao procurar um profissional, é necessário levar a carteira de trabalho, carta de concessão do benefício, carnê de contribuição e o CNIS. Com isso, o advogado irá simular para averiguar se existe a possibilidade de um direito perante a Previdência.

Além disso, o segurado também pode requerer a revisão do benefício direito na Previdência Social.

Porém é importante ressaltar que antes de solicitar a revisão, simule o valor do novo benefício ou o valor mensal que você recebe, pois pode acontecer da pessoa pedir a revisão e o valor do benefício ser diminuído, por isso é mais adequado procurar um profissional especializado.

Quanto tempo demora uma revisão de aposentadoria?

Dependendo do tipo de revisão, pode demorar anos, pois existem casos isolados que não constam na lei e então passa por diversas burocracias. Então o prazo pode variar de pessoa para pessoa.

Contudo, quanto mais cedo você providenciar essa revisão, melhor será. A partir do momento em que você recebeu a carta de concessão do INSS, imediatamente, antes de sacar o benefício, leve a carta para um advogado analisar e conferir se de fato aquele valor que foi deferido está correto.

Um pedido de revisão é considerado causa ganha?

Nem sempre. Isso vai depender de diversos requisitos da aposentadoria e novamente pode variar de segurado para segurado.

Então se você é aposentado e está trabalhando, fique atento porque você pode ter direito à revisão do benefício.

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Conteúdo original Melo Advogados Associados

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Abandono de emprego: características e os direitos trabalhistas

O abandono de emprego pode ocorrer em algumas circunstâncias. Um dos motivos é a vontade…

2 minutos ago

Programa Pé-de-Meia: calendário de pagamentos é divulgado

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta sexta-feira (dia 28), a portaria com o cronograma…

1 hora ago

Como realizar a prova de vida do INSS em 2025

A prova de vida é um procedimento obrigatório realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social…

3 horas ago

Previdência privada entra na Declaração de Imposto de Renda?

 A Receita Federal ainda não oficializou o prazo de envio das Declarações do Imposto de…

4 horas ago

Prepare-se para o novo preço do café nos mercados brasileiros

Se você é daqueles que não começa o dia sem uma xícara de café, é…

5 horas ago

Revelado qual é o salário médio dos mais ricos do Brasil

Quando falamos de riqueza no Brasil, muita gente logo pensa em mansões, carros de luxo…

5 horas ago