Chamadas

Revisão da Vida Toda ganha nova chance de ser aprovada

A revisão da Vida Toda, que estava praticamente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), acabou sendo barrada quando faltando poucos minutos para o fim do julgamento em sessão virtual, o ministro Nunes Marques decidiu que o tema deveria ser analisado no plenário físico do tribunal federal.

Dessa maneira, a revisão da vida toda que estava cotada como uma vitória para os aposentados do INSS, na prática, acabou adiando esse sonho, forçando que o tribunal reiniciasse todo o julgamento do zero.

Contudo, uma mudança que ocorreu nesta quinta-feira (9) no STF vai permitir que o voto de ministros aposentados do STF valerão nos casos em que a corte migrar o processo do plenário virtual para o presencial.

Logo, a expectativa dos aposentados do INSS de garantirem o direito a Revisão da vida toda ganha mais um capítulo e cria uma nova esperança para os segurados que esperam pela aprovação da medida.

Mudança no Supremo Tribunal Federal

A mudança vem por meio de uma sugestão do ministro Alexandre de Moraes, em que foi defendido que a partir das próximas sessões, votos de ministros aposentados não podem ser alterados após o pedido de destaque feito em plenário virtual e encaminhado para o plenário física.

Dessa maneira a decisão que ocorreu no plenário virtual do STF deverá ser mantida, onde, ficou definido que a revisão da vida toda é válida em um julgamento que terminou em 6 votos a 5 em favor dos aposentados do INSS.

Vale lembrar que na ocasião, o ministro Nunes Marques havia solicitado destaque quando os 11 magistrados já tinham votado a favor da revisão da vida toda.

Dessa maneira, o ministro Nunes Marques acabou conseguindo levar o caso ao plenário físico, o que faria com que o tema fosse novamente julgado do zero.

O grande problema nessa questão é que o voto do ministro Marco Aurélio seria invalidado, justamente porque o mesmo se aposentou (na ocasião o ministro aposentado havia votado em favor da revisão da vida toda).

Agora a expectativa é de que o ministro Nunes Marques venha a retirar o pedido de destaque para que os processos que estejam parados possam voltar a tramitar.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

59 minutos ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

1 hora ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

1 hora ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

1 hora ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

2 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

2 horas ago