Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
A Revisão da Vida Toda pode ser julgada a qualquer momento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e tudo indica que isto aconteça agora em agosto.
A proposta pede a inclusão das contribuições que foram feitas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) antes de julho de 1994 entrem no cálculo. A intenção é aumentar o benefício do INSS de quem se aposentou entre 1999 e novembro de 2019. Atualmente só são consideradas as contribuições realizadas após 1994, o que prejudicou muitos segurados, que tiveram o valor do benefício reduzido.
Para que Revisão da Vida Toda beneficie os aposentados, será necessário que o STF fique a favor deles, ajudando-os aumentar suas aposentadorias.
Até agora, existe um empate no Supremo, que está em cinco (a favor) e cinco (contra). O processo está suspenso após o pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.
Por outro lado, a revisão pode prejudicar alguns segurados, o que vai depender de alguns casos, e a correção pode causar a redução no valor da aposentadoria. Quem desejar realizar o cálculo, conseguirá através do site do INSS.
O Senado aprovou nesta quarta-feira (11) substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei que suspende até 31 de dezembro de 2021 a exigência de comprovação de vida dos beneficiários perante o INSS — a chamada “prova de vida”, feita para que o segurado continue a receber os respectivos benefícios. Esse projeto de lei (PL 385/2021) será encaminhado à sanção do presidente da República.
O projeto original estabelecia medidas alternativas de prova de vida para beneficiários da Previdência Social. O Senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) manteve o substitutivo apresentado pelo deputado federal Danilo Cabarl (PSB-PE), aprovado na Câmara dos Deputados em 14 de julho. O substitutivo retira a permissão de uso de outros meios para o segurado realizar a prova de vida.
O senador Kajuru disse que ainda existem maneiras das pessoas se contaminarem com a Covid-19. Para ele o melhor a fazer é suspender a prova de vida até 31 de dezembro de 2021, conforme informou a Agência Senado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…