Imagem por @freepik e @rafapress / freepik editado por Jornal Contábil
A revisão da vida toda estava em votação junto ao STF desde o mês de junho do ano passado e sua aprovação estava sendo aguardada pelos aposentados e pensionistas do INSS.
No entanto, na última sexta-feira dia 25 a revisão da vida toda recebeu um parecer favorável, sendo finalmente aprovada pelo Supremo Tribunal Federal.
Com sua aprovação muito se tem falado sobre o tema e dúvidas têm surgido sobre quem pode solicitar essa revisão e os documentos necessários e é isso que vamos te explicar no artigo de hoje.
O primeiro passo para saber quem pode solicitar é primeiro entender do que se trata essa revisão para então saber se você pode ou não se beneficiar com ela.
O INSS utiliza para calcular o valor da aposentadoria dos beneficiários as contribuições realizadas junto ao instituto a partir de julho de 1994, desta forma, tudo aquilo que foi contribuído antes desta data não é contabilizado.
No entanto, essa situação pode prejudicar aqueles segurados que realizaram maiores contribuições junto ao INSS antes desta data e realizaram contribuições menores após julho de 1994, desta forma seu benefício pode vir com um valor menor já que suas contribuições com maior valor não foram contabilizadas.
Desta forma, a revisão da vida toda veio para ajudar esses contribuintes considerando todas as contribuições realizadas durante a vida do segurado, para então realizar o cálculo da aposentadoria.
Confira quais são os benefícios que você está recebendo para solicitar a revisão da vida toda:
Mesmo ao receber um dos benefícios mencionados acima só podem solicitar a revisão da vida todos aqueles que:
Ao buscar um advogado para solicitar a revisão da vida toda é importante separar a documentação necessária para avaliação da sua situação, sendo esses documentos:
Contar com a ajuda de um advogado caso deseje solicitar a revisão da vida toda é de extrema importância, afinal o que muitos não sabem é que realizada erroneamente o segurado pode ter o valor do seu benefício reduzido.
Sendo assim, um advogado previdenciário te ajudará a avaliar todo o seu caso, realizar os cálculos e avaliar se a revisão é uma boa para sua situação.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…