INSS

Revisão de benefícios do INSS: Aposentadoria e Pensão por morte

Com a Reforma da Previdência os cálculos das pensões mudaram, e com essas mudanças muitos pensionistas vem reclamando do valor que estão recebendo.

E pensando nisso preparamos um artigo com um resumo sobre revisão dos benefícios do INSS a aposentadoria e pensão por morte. Saiba mais!

Revisão da aposentadoria do INSS em 2022

Qualquer beneficiário do INSS que não concorde com algum parâmetro utilizado pelo Instituto na concessão do benefício tem o direito de solicitar um pedido de revisão.

Mas caso você queira pedir a revisão da aposentadoria é preciso se atentar aos prazos que é de 10 anos após o pagamento do primeiro abono.

Outro ponto importante é que para a revisão ser realizada é importante ficar demonstrado ao INSS em pedidos administrativos de revisão de aposentadoria ou ao juiz onde está o erro em seu benefício. Só é permitido ir à Justiça após uma negativa do INSS ou se o órgão demorar muito a responder e passar dos prazos 

Antes de entrar com o pedido de revisão, é fundamental juntar a documentação: 

  • carteiras de trabalho
  • holerites
  • guias de recolhimento
  • carta de concessão da aposentadoria
  • CNIS,
  • extrato previdenciário
  • cópia do processo de aposentadoria.

Revisão da pensão por morte 2022

A Pensão por Morte é um benefício concedido para os dependentes de trabalhadores que contribuíram para o INSS, mas que infelizmente faleceram. O calculo do valor base da pensão temos duas possibilidades:

  • Se o(a) falecido(a) era aposentado(a), será o valor da aposentadoria recebida.
  • Se o(a) falecido(a) NÃO era aposentado(a), será o valor da aposentadoria por incapacidade permanente a que teria direito.

Para as pensões por morte concedidas antes da Reforma da Previdência – que ocorreu em 13/11/2019 – há algumas possibilidades de revisão: 

  • Revisão da Vida Toda: Se o falecido recebia valores acima ou próximos ao Teto da Previdência antes de 1994, pode ser que sua pensão tenha sido calculada sem considerar estes valores mais altos
  • Revisão da Lei 13.135/2015: Se você teve Pensão por Morte concedida entre 01/03/2015 e 17/06/2015, vale a pena procurar um advogado para dar uma olhadinha na possibilidade de revisão do seu benefício
  • Revisão do Artigo 29: Esse artigo define que os benefícios devem ser pagos conforme a média aritmética simples dos maiores salários, correspondentes a 80% de todo o período contributivo.
  • Revisão do Teto: Para ter direito a essa Revisão, a Pensão por Morte deve ter sido concedida entre 05/04/1991 e 31/12/2003, além de ter sido limitada pelo Teto do INSS no mesmo período.

Atenção: Todos os pedidos atualmente devem ser feitos através do portal Meu INSS ou pelo telefone do Instituto, o 135. Toda a documentação que sustenta a sua revisão deverá ser anexada via Meu INSS.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago