Chamadas

Revisão do FGTS com limite de R$ 10 mil vai sair quando?

A Revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deverá ser decidida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a qualquer momento, já que em maio os ministros adiaram a decisão e não agendaram uma nova data para julgar a matéria.

Os trabalhadores desejam que logo seja decidido uma nova forma para a correção monetária de suas contas no fundo, muda o índice da TR (Taxa Referencial) por outro que acompanhe a inflação, como é o caso do INPC (Índice Nacional de Preços aos Consumidor).

A TR faz a correção monetária do FGTS e ela está zerada a alguns anos e vem trazendo muitos prejuízos aos trabalhadores, que vem perdendo feio para a inflação. Por isso, esse índice precisa ser trocado por um outro mais favorável à realidade atual do país.

Uma nova aplicação de cálculo vai beneficiar os trabalhadores, podendo ter um valor médio de R$ 10 mil para quem trabalhou com carteira assinada em qualquer momento de 1999 até hoje.

Mas, você não sabe calcular a revisão do FGTS? O site LOIT FGTS pode te ajudar nessa hora. Ele vai permitir que você saiba quanto vai receber com a revisão do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O primeiro passo é você ter acesso a todos os extratos de contribuição que a empresa que você trabalha ou trabalhou fez. Esses extratos podem ser pedidos em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

A calculadora do LOIT FGTS vai considerar todos os pagamentos do trabalhador e deles vai retirar a correção monetária a ser aplicada, trocando a TR (Taxa Referencial) por um novo índice vantajoso que poderá ser o IPCA.

Em que data será paga a revisão do FGTS

Na verdade, ainda não existe uma data definida para ser realizado o pagamento das correções do FGTS. Isso porque, será necessário aguardar o julgamento da ação responsável que vai indicar um novo índice monetário atual. O STF ainda não divulgou quando será realizado o julgamento.

Mas, você pode garantir o pagamento da revisão, entrando na Justiça, com um pedido no Juizado Especial Federal. Deste modo, você vai poder garantir o direito à correção antes dos ministros do Supremo tomarem uma decisão.
Lembrando que terão direito todos os trabalhadores, mesmo aqueles que já retiram o saldo total do FGTS. Neste caso, será levado em conta os períodos nos quais o dinheiro esteve parado na Caixa.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

7 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

8 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

14 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

14 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

14 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

14 horas ago