Fonte: Google
A revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá beneficiar cerca de 70 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada durante um período de 1999. A previsão é que sejam liberados mais de R$ 300 bilhões em compensações.
O STF (Supremo Tribunal Federal) deverá julgar em breve a Ação de Inconstitucionalidade ADI 5090/2014 que poderá definir o índice de correção monetária das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Permitindo que haja a troca da Taxa Referencial (TR) pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Um dos motivos da troca de índice é o fato da TR está zerada há anos, fazendo com que o trabalhador tenha prejuízos, e os valores do FGTS fiquem abaixo da inflação.
Todos os trabalhadores que em algum momento após 1999 que atuaram com carteira assinada e tinham saldos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) terão o direito de pedir a revisão.
O trabalhador poderá consultar o saldo previsto da correção pela plataforma LOIT FGTS. Ela permite que o trabalhador possa calcular o quanto deve receber com as compensações de rentabilidade.
A calculadora online já vem sendo usada por cerca de 400 mil trabalhadores, que acabaram descobrindo que o valor médio a ser recebido com a revisão pode chegar a R$ 10 mil. No entanto, você deve ficar atento, isso porque, nem todos que pedirem a revisão vão receber valores altos, já que o cálculo leva em conta o tempo trabalhado mais o salário pago durante anos.
Somente peça a revisão se você tiver certeza que a correção do FGTS será vantajosa. O pedido poderá ser feito de três formas:
Tendo ajuda de um advogado
por meio da Defensoria Pública da União (DPU)
Ação coletiva, através do sindicato da sua categoria de atuação.
Para pedir a revisão, será necessário entrar com uma ação judicial, isso porque o STF (Supremo Tribunal Federal) poderá tomar uma decisão de só beneficiar quem já esteja com uma ação judicial em curso.
CPF;
Carteira de trabalho;
Comprovante de endereço;
Extrato do FGTS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…