Em maio o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará revisão dos auxílios por incapacidade. As revisões vão ocorrer entre os dias 1º e 7 de maio e 10.941 segurados serão contemplados.
A revisão se trata do ultimo lote da consulta de benefício em revisão que faz parte do calendário de pagamentos do artigo 29, consolidado através de acordo entre o instituto e o Ministério Público Federal.
Quem poderá receber?
Os 10.941 beneficiários do INSS que receberam o reajuste são aqueles que obtiveram benefícios por incapacidade entre os anos 2002 e 2009.
O reajuste irá acontecer pois neste período o INSS desconsiderou os 20% de menores contribuições para a Previdência Social na contagem da média salarial dos segurados.
Com isso em 20212 o Ministério Público Federal e o INSS, entraram em um acordo, que previa a dissolução do pagamento efetuado pelo governo da diferença a partir de 2013.
Segundo o INSS, os valores liberados em maio serão para os segurados que recebiam, auxílio acidente, auxílio doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte, em 2012 e que:
- Tinham até 45 anos no mês de abril
- Tinham direito a atrasados a partir de R$ 6.000,01
- Não recebiam mais o benefício calculado com erro
Como realizar a consulta?
Aqueles que desejam consultar se terão direito ao reajuste deverão faze-la até no fim do mês de abril. A consulta pode ser realizada de duas formas:
- Pelo telefone 135; ou
- Pelo portal Meu INSS ou aplicativo. veja passo a passo:
- Informar o CPF e senha;
- Clicar em “Revisão de Benefício – artigo 29” na barra superior, em azul;
- Na próxima página, clicar em “Consultar Revisão de Benefício – Art. 29º”;
- Pronto! Você será informado se está incluído no lote ou não.
- Caso não tenha valores, a mensagem será de que a “Consulta a Revisão artigo 29 não retornou dados para o cidadão”.
Tenho direito, e agora?
Caso você tenha direito, você terá 60 dias para fazer o saque, caso o saque não seja feito dentro desse prazo você poderá fazer uma solicitação através do 135 ou pelo app Meu INSS, na opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”.
Confira o passo a passo:
- Acesse o MEU INSS e faça login;
- Selecione a opção “Agendamento/Solicitações”;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Escolha o serviço necessário;
- Clique em “Atualizar”;
- Verifique se todos os dados estão corretos e faça a devida correção se necessário;
- Clique em “Avançar”;
- Forneça todas as informações necessárias para concluir o pedido.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp