Chamadas

Revisões que podem aumentar salário e aposentadoria do INSS

Geralmente, as revisões são solicitadas devido a erros cometidos pelo Instituto. E são possíveis de corrigir através de ação judicial.

Mas antes de mover uma ação judicial, você precisará primeiro realizar o pedido ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O motivo para pedir a revisão é atualizar o valor do benefício que como falamos antes, pode ter sido concedido erroneamente. Ou seja, o INSS pode ter errado ao realizar os cálculos.

O aposentado vai precisar verificar se todos os vínculos e salários estão corretos. Usando a carta de concessão do benefício como base e os cálculos realizados pelo INSS. A legislação deve sempre ser observada, principalmente devido às mudanças que acontecem. Uma delas foi a Reforma da Previdência. Para isso, é necessário ter a orientação de um advogado.

Deverão ser realizados cálculos, verificação de documentos e uma análise que pode aumentar ou reduzir o valor.
Você pode pedir a sua revisão através da central de atendimento do INSS 135, pedindo o serviço de Revisão de Aposentadoria ou Benefício. Após o seu pedido, será informado em que data você levará os documentos na agência e efetivar o requerimento. Também pelo portal Meu INSS, pode ser feito o pedido.

Mas fique atento: caso seja identificado durante o processo que o segurado estava recebendo um valor além do que realmente lhe é devido, a Previdência Social vai poder ser restituída por esta diferença.

  • Revisões que podem ser solicitadas:
  • Revisão do teto;
  • Revisão de fato/Revisão após ação trabalhista;
  • Revisão do Buraco Negro;
  • Revisão do Buraco Verde;
  • Revisão da Vida Toda (Revisão da Vida Inteira);
  • Revisão da melhor Data de Início do Benefício (DIB).

Veja alguns exemplos

Aposentadoria especial

Para quem exerce profissão prejudicial à saúde vai ter direito à aposentadoria especial. Sendo que, se esse período não abrangeu a vida toda do profissional, será possível usar como bônus e converter em tempo comum.

A cada ano especial convertido em tempo comum terá um acréscimo de 20% para as mulheres e 40% para os homens. Para isso, será preciso apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) para poder comprovar. Só será possível para quem exerceu alguma profissão insalubre até 13 de novembro de 2019.

Revisão para incluir ação trabalhista

Para o aposentado que venceu alguma ação trabalhista e comprovou que tem vínculo de trabalho que não estão registrados poderá solicitar a revisão. Isso também valerá no caso de contribuições que não foram contabilizadas para a aposentadoria.

O período para você pedir a revisão do INSS deve respeitar o prazo de dez anos a partir da data do pagamento da primeira parcela.

Revisão da Vida Toda

O aposentado pode solicitar a revisão do valor do benefício com a inclusão dos salários de contribuição anteriores a julho de 1994. Isso porque, em 1999 foi estabelecida a regra de transição que desconsiderava as contribuições anteriores ao Plano Real, prejudicando muitas pessoas.

Para entrar com uma ação judicial para pedir a revisão, você deverá apresentar documentação como CNIS, carteiras de trabalho, carnês, para que possa ser calculado e verificar se realmente você tem esse direito. Neste caso, será necessário a contratação de um advogado que possa realizar os cálculos. O profissional deverá ter um bom conhecimento das leis previdenciárias.

O período para você pedir a revisão do INSS deve respeitar o prazo de dez anos a partir da data do pagamento da primeira parcela.

Revisão do teto

Em 1998 e 2003, o governo elevou o teto do INSS, no entanto, quem já estava aposentado e teve o benefício limitado ao teto anterior ficou prejudicado.

Vão poder ter direito a benefícios que foram concedidos de 5 abril de 1991 a 31 de dezembro de 2003. O pedido pode ser de forma administrativa, caso o INSS não conceda, você pode pedir a revisão pela Justiça.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

15 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

17 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

22 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

23 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

23 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

23 horas ago