No Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (18/7), foi publicada a Instrução Normativa RFB nº 2.152, datada de 14 de julho de 2023. Essa instrução altera a Instrução Normativa RFB nº 2.121, de 15 de dezembro de 2022, com o intuito de consolidar a legislação referente à Contribuição para o PIS/Pasep e à Cofins.
A principal motivação por trás dessa medida é a necessidade de atualizar as regras de apuração dessas contribuições, tendo em vista as recentes alterações legais realizadas, sobretudo aquelas relacionadas à tributação de combustíveis fósseis.
Leia também: Caixa Libera Hoje A Última Parcela Do PIS/Pasep. Veja Se Está Na Lista!
Além disso, a nova Instrução Normativa também revisa interpretações sobre o assunto, em conformidade com decisões judiciais recentes que possuem caráter vinculante.
O PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são duas contribuições sociais de natureza tributária que incidem sobre o faturamento e o lucro das empresas no Brasil.
O PIS tem o objetivo de financiar o pagamento do abono salarial e do seguro-desemprego, enquanto a Cofins é destinada ao financiamento da seguridade social, que engloba áreas como a saúde, a previdência social e a assistência social.
Leia também:
Essas contribuições são regulamentadas pela legislação federal e têm alíquotas e regras específicas de apuração e recolhimento. Empresas de diversos setores são obrigadas a recolher o PIS e a Cofins, sendo que a forma de cálculo varia de acordo com o regime tributário adotado, como o Simples Nacional, o Lucro Presumido ou o Lucro Real.
A legislação referente ao PIS e à Cofins passou por diversas alterações ao longo dos anos, visando ajustes nas alíquotas, bases de cálculo e formas de apuração. É importante que as empresas estejam em conformidade com as normas para evitar problemas fiscais e garantir o cumprimento de suas obrigações tributárias.
Por: Gabriel Dau
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…