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RH: 5 dicas para que seu anúncio de vagas seja mais efetivo

O número de brasileiros que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho é cada dia maior. De acordo com o IBGE, o desemprego já atinge mais de 14% da população e, nesse cenário de grande disputa, os sites de emprego são a maneira mais rápida e eficiente de achar os melhores candidatos para cada posição aberta nas empresas. Segundo levantamento realizado pelo empregos.com.br , um dos maiores portais de vagas no Brasil, só em agosto foram abertas mais de 81 mil novas vagas. E para preenchê-las, é fundamental que o anúncio seja feito de forma adequada para que a companhia encontre o profissional que mais se encaixa no perfil.

De acordo com Leonardo Casartelli, Diretor de Marketing do site empregos.com.br, o candidato deve ficar atento às exigências descritas, mas o recrutador tem um papel importante ao detalhar a função de forma clara e estratégica para o que a empresa realmente busca. “Muitos recrutadores relatam dificuldades para achar o candidato ideal e isso diz muito sobre o anúncio. Muitas vezes, ele não é elaborado de forma efetiva e há diversas maneiras de atrair os melhores talentos desde o primeiro contato com a vaga”, explica Leonardo.

Para evitar esse problema, o especialista indica 5 formas de deixar os anúncios mais efetivos e atrair novos talentos. Confira!

1 – Escolha bem o título da vaga

O título da vaga é a coisa mais importante, pois é ele que define qual profissional irá se interessar pela oportunidade. Por isso, seja objetivo e use termos mais comuns ao mercado para facilitar a busca dos candidatos. Nos casos de vagas operacionais, focado em públicos de baixa escolaridade, evite termos complexos, em inglês e linguagens técnicas.

2 – Seja Claro

Lembre-se que você está em busca de uma pessoa para compor sua equipe e as expectativas devem ser alinhadas desde o início. Então, seja claro e objetivo sobre o que você realmente procura. É importante que o interessado tenha ciência de suas funções, seus desafios e a bagagem que precisará ter para assumir essa responsabilidade. Deixe evidenciado também quais são os conhecimentos técnicos, experiências necessárias e inclua aquelas que são desejáveis, porém não obrigatórias. Essa relação deve ter o máximo de transparência, para que nenhum dos dois lados saia frustrado.

3 – Humanize-se

Por que não aproximar o candidato da empresa? Fale um pouco da história da instituição, do propósito, mostre as vantagens de ser um colaborador. Destaque a importância da função para os objetivos da empresa. Motive-o! Um profissional entusiasmado e apaixonado vai te render muito mais que uma pessoa que não se identifica com os ideais da companhia.

4- Seja Específico

O que você procura? Diga! Quanto mais específico for, melhor será para encontrar o candidato ideal. Deixe claro a forma de contratação, benefícios oferecidos, requisitos necessários, horas de trabalho e todas as informações possíveis sobre a vaga.

5 – Deixe claro as etapas do processo seletivo

É importante que todo o processo ocorra de forma transparente, não só as especificações da vaga. O candidato deve saber quais são as etapas que ele deverá passar até chegar ao final da seleção. Por exemplo: quantas entrevistas deverá fazer e com quem, se há testes e uma previsão de quando essas etapas devem acontecer.

“A aplicação a uma vaga é o primeiro contato que um candidato tem com uma empresa, e por isso é importante que esse processo seja bem alinhado desde o começo, de forma efetiva e transparente. Isso vai ajudar para que a empresa ganhe destaque e consiga atrair os melhores talentos para seus processos seletivos”, finaliza Casartelli.

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O site Empregos.com.br é um dos maiores portais de vagas de empregos do Brasil.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

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