Designed by @wavebreakmedia_micr / freepik
A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (JUCERJA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEERIRJ), registrou em agosto número recorde de empresas abertas no Estado do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos.
No total, foram contabilizados 6.036 novos negócios, o que representa um aumento de 23% em relação ao mesmo mês em 2019 (4.902 novas empresas).
Historicamente, agosto é o mês com maiores números de aberturas de empresas. Em um levantamento feito dos últimos 20 anos, apenas o ano de 2009 (7.676 empresas constituídas) superou a marca de 2020.
A JUCERJA já vinha registrando um aumento gradual no número de aberturas desde o início da pandemia de Coronavírus.
O pior mês foi abril, com 1.081. Em maio, o número subiu para 2.171, chegando a 3.372 em junho. No mês de julho, foram contabilizadas 5.248 novas constituições.
“O número é um reflexo de todo um trabalho que o Governo do Rio vem fazendo para facilitar o processo de abertura de empresas e conseqüentemente melhorar o ambiente de negócios no Estado.
Durante toda a pandemia a JUCERJA avançou no desenvolvimento do processo 100% digital, o que permitiu a continuidade dos registros.
Além disso, somos a única Junta Comercial do país a utilizar o Biovalid, aplicativo de reconhecimento facial para assinatura de processos”, explicou o presidente da Junta, Vitor Hugo Feitosa.
Outro recorde batido em agosto foi do tempo de registro de empresas. Apesar do aumento no número de aberturas, o tempo, que em julho foi de 43 minutos, caiu para 38 minutos. Foi a melhor marca desde abril.
Dica Extra: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por JUCERJA Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Saber como declarar despesas médicas no Imposto de Renda corretamente é essencial para garantir suas…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou um pronunciamento nesta segunda-feira em cadeia de…
Os profissionais de contabilidade que tenham interesse em atuar em cargos de Auditoria e Perícia…
A primeira edição do Exame de Suficiência de 2025, no dia 6 de abril, somou…
A rotina de um contador pode ser muito estressante e por conta da vida profissional…
A fila de espera do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem se tornado notícia…