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Rombo nas Americanas: Ainda é seguro comprar nas lojas e internet?

Recentemente veio à tona a descoberta de um rombo contábil bilionário nas Americanas. Inclusive, nesta última quinta-feira (19/1), dias após a descoberta, a Americanas entrou com pedido de recuperação judicial.

A empresa alega ter R$ 43 bilhões em dívidas com mais de 16 mil credores e que possui apenas R$ 800 milhões de baixa, valor extremamente abaixo dos R$ 8,6 bilhões reportados no terceiro trimestre de 2022.

Após o pedido de recuperação judicial, a Americanas agora deverá apresentar um plano de reestruturação para conseguir ajustar esse momento de crise financeira, sob a supervisão da Justiça.

Dessa forma, as dívidas da empresa serão congeladas por 180 dias, e a companhia poderá continuar operando normalmente

Na prática, suas dívidas ficarão congeladas por 180 dias, e a companhia poderá continuar operando normalmente, onde, em um prazo de 60 dias, a Americanas deverá apressar para justiça o seu plano de recuperação que terá de ser aprovado pelos seus credores.

Contudo, apesar do grande escândalo contábil da companhia, uma questão que precisa ser esclarecida, principalmente para o grande público brasileiro que consome os produtos da empresa, é se ainda é seguro realizar compras na Americanas, ou se a melhor opção é procurar um outro estabelecimento.

Rombo nas Americanas, ainda é seguro comprar por lá?

Com um grande escândalo colocando em xeque uma das empresas mais conhecidas do país, o que muita gente se pergunta agora é se ainda é seguro realizar compras na loja, ou ainda se as compras já realizadas serão entregues.

Inicialmente podemos aliviar o consumidor que fez compras recentes na Americanas e aguarda a entrega de seus produtos, isso porque apesar de a companhia estar em recuperação judicial, não há o que temer.

Essa situação se justifica porque durante o período em que a empresa está em recuperação judicial, o que a empresa mais precisa é manter o cumprimento de seus acordos e consequentemente respeitar o direito de seus consumidores.

Além disso, é fundamental que a empresa continue vendendo para que seja possível para a companhia ganhar um fôlego durante o processo que está em andamento.

Sendo assim, todas vendas e demais obrigações das Americanas como varejista, seja na entrega de produtos dentro do prazo e em boas condições conforme anunciado, são de total obrigação da companhia.

Fiz uma compra e estou inseguro, posso cancelar?

Sim! O consumidor pode desistir de uma compra, conforme determina o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor. O artigo é claro ao determinar que qualquer consumidor pode desistir de uma compra no prazo de 7 dias contados a partir de sua aquisição.

Veja o que diz o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor:

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.

Além disso, caso o consumidor queira exercer seu direito de arrependimento, a lei compreende que não é necessário que o comprador explique porque desistiu da compra, assim, o vendedor não tem outra opção que não seja a devolução imediata do valor pago.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

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