Em algum momento você teve os seus dados online sendo acessados indevidamente por outra pessoa? O crime está cada vez mais comum, e milhões de pessoas passam por isso todos os anos.
De acordo com relatórios e pesquisas o roubo de contas bancárias pela internet foi o maior crime financeiro que aconteceu em todo o ano de 2020. Dentre as práticas mais comuns em relação a informação de usuários de banco, o crime mais comum é o envio de mensagens falsas.

Phishing
Em todo o cenário de crimes digitais, o que mais foi bem sucedido pelos golpistas foi o roubo de contas digitais. Vale lembrar que quando falamos de crimes pela internet apesar de pensarmos que o crime ocorreu por um hacker, a realidade não é bem assim.
O roubo de informações pessoas e secretas, bem como senhas de cartão de crédito, comumente estão relacionados a crimes por telefonema, onde o criminoso se apresenta como um profissional da área de segurança virtual e que trabalha para algum banco ao qual a vítima tem vinculo.
Dessa forma, o criminoso consegue convencer que realmente é de algum banco onde o mesmo relatada uma situação em que o cliente possa passar e em algum momento o mesmo solicitará dados financeiros bem como o CPF e até mesmo enviará um link no celular da vitima para confirmar a identidade. Os criminosos utilizam de diversos crimes para tirar uma conta e senha do cidadão.
Trata-se de um crime financeiro que na maioria das vezes praticado através do phishing. O Phishing é uma tática de envio de mensagens falsas para fisgar a vitima que tenha dados confidenciais registrados na rede.
Segundo a Kaspersky Lab, empresa russa que trabalha com segurança na internet, os golpes de phishing aumentaram expressivamente no ano passado, comparado a 2019. De acordo com a Kaspersky Lab, houve um salto de 20% nesse tipo de caso, o que totaliza 54% dos crimes financeiros pela internet.
Proteja suas contas
O grande ponto em que muitos erram é não estabelecer um cuidado redobrado no momento de realizar uma atividade de compra, transação bancária ou até mesmo no momento de acessar um e-mail.
Para proteger sua conta, atente-se aos principais cuidados:
- Quando precisar verificar informações bancárias que exigem dados, acesse somente portais, sites ou links oficiais do banco, indo direto no endereço virtual.
- Não clique em mensagens do seu correio em que citam o nome do seu banco com aviso de transferências ou qualquer transação, pois os bancos jamais utilizam esse meio para contatar seus clientes.
- Ao fazer compras, esteja certo de que o site é de confiança e que possui uma verificação legal. Isto dará segurança antes de prosseguir com o pagamento.
- Veja se o domínio do site é legítimo, o que garante a veracidade do comércio ali praticado.
- Fuja do que pareça ser uma tática de phishing. É recomendado utilizar softwares que agem como identificadores de mensagens capciosas, evitando que golpistas tirem informações de contas digitais.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp