Nesta terça-feira (20/12), o ex-governador da Bahia e futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar até o fim da semana o nome dos seus 37 ministros.
Costa declarou que a estrutura dos 37 ministérios do novo governo de Lula já está pronta. “A grande maioria ou quase a totalidade ele [Lula] já tem definido. Está esperando um momento de oportunidade adequada para fazer o anúncio”, afirmou Costa.
Leia Também: Novo governo terá 37 ministérios: Confira a lista completa
De 23 para 37
Rui também confirmou que haverá um aumento no numero de ministros, atualmente o governo conta com 23 ministérios, ano que vem esse numero aumentará para 37.
“Como vamos transformar 23 em 37? Estamos usando a criatividade e inovando. As áreas meio serão unificadas, áreas comuns para vários ministérios. Hoje o Ministério da Economia desmembra em Industria e Planejamento, mas a área meio será a mesma. Racionaliza o gasto, com mesma equipe cuidando da área meio”, explicou Rui.
“Por determinação do presidente da República, isso está sendo feito sem haver ampliação de cargos. Como diz o ditado: ‘é fritar o porco com a própria banha’. E, portanto, nós vamos buscar melhorar a representatividade através dos ministérios, com o simbolismo dos diversos segmentos que querem se ver representados no governo, sem com isso implicar em aumento do gasto público, mas focando e melhorando a gestão pública. A ideia central é repetir o que a gente está chamando de Lula dois, que seria a estrutura do segundo governo de Lula que se encerrou em 2010”, explicou Rui Castro.
“O organograma da composição ministerial está pronto e já há gabinete para todos”, adiantou Rui Costa. “A maioria dos nomes estão definidos”. “Apesar do aumento de pastas, o desafio que o presidente me deu foi manter os custos como estão”, acrescentou.
Leia Também: Ministério do Esporte: Saiba quem são as três mulheres cotadas
Mais ministros mesmos custos
Questionado sobre o aumento de ministros e de gastos, Rui afirma que não haverá aumento de custos, mais sim uma descentralização. O futuro ministro-chefe da Casa Civil, também afirma que cargos não foram criados, “a não ser os cargos dos ministros”.
“Vai ter o mesmo custo. A delegação que Lula me deu foi para ampliar 37 ministérios sem elevar o custo. Apesar de alguns duvidarem disso, nós conseguimos fazer. Quero dar a boa notícia, isso já está concluído e já está feito sem haver criação de cargos. Fora o cargo dos ministros, toda estrutura foi feita a partir do remanejamento das estruturas existentes.”
“É um esforço grande porque significa inclusive a diminuição de cargos em relação ao que era antes. Conseguimos finalizar e cada ministro que for nomeado receberá o ‘kit ministro’ com seu organograma, onde vai ficar, tudo que ele precisa para trabalhar depois da posse”, completou.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Nos siga no
Google News
Participe do nosso grupo no
WhatsApp