Chamadas

Rússia X Ucrânia: a um passo da terceira guerra

Neste dia 24 de fevereiro, o mundo acordou em choque, a Rússia cumpria sua promessa ao invadir a Ucrânia no tom ameaçador de Vladimir Putin, que avisava as nações que “quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes vistas na história!”

Ele quer que o mundo acredite que a culpada pela ação é a Ucrânia, dizendo que o país é o único responsável por sua decisão em invadir o território. Putin ainda disse  “a verdade está do nosso lado; os objetivos serão atingidos”.

Do outro lado, os EUA anunciam 5 novas medidas contra bancos e elites russos. Joe Biden, ao se pronunciar pela primeira vez após a invasão da Ucrânia, disse que haverá bloqueios aos ativos de quatro instituições financeiras russas, que detém, juntas, cerca de US$ 1 trilhão em ativos.

“Estamos bloqueando mais quatro grandes bancos. Isso significa que todos os ativos que eles têm nos EUA serão congelados. Putin é o agressor, ele escolheu a guerra e agora seu país vai pagar as consequências. Será muito caro economicamente, estrategicamente e se tornará um pária internacional”, disse o presidente americano.

Segundo o portal UOL divulgou, as medidas anunciadas por Biden contra a Rússia são:

Limite à capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares, libras, euros e ienes; 

Bloquear as empresas estatais da Rússia dos mercados de dívida; 

Cortar o maior banco da Rússia do sistema financeiro dos EUA; 

Bloquear metade das importações de alta tecnologia da Rússia; Congelar ativos da Rússia nos EUA.

A Reação da Europa

O Twitter foi invadido pelas reações dos países europeus que não apoiam a atitude de Putin.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanches prestou solidariedade a Ucrânia

“O Governo de Espanha condena a agressão da Rússia contra a Ucrânia e manifesta a sua solidariedade com o Governo ucraniano e o seu povo”. O primeiro-ministro afirmou que o país está em contato com aliados da UE (União Européia) para coordenar uma resposta. 

O premier do Reino Unido, Boris Johnson, disse que o que está acontecendo é uma catástrofe. “Esta é uma catástrofe para o nosso continente”.  Também num discurso à população, na manhã desta quinta-feira (24), disse que os aliados vão responder de forma decisiva às atitudes tomadas pelo presidente da Rússia.

“O presidente Putin escolheu um caminho de derramamento de sangue e destruição. O Reino Unido e nossos aliados responderão de forma decisiva”. 

O chanceler alemão, Olaf Scholz foi para as redes sociais para dizer que nada justificava o que está acontecendo com a Ucrânia. Ele definiu o ataque como uma “violação flagrante do direito internacional” e que “nada pode justificá-lo”. Uma ação será coordenada junto à Otan e à UE. “Este é um dia terrível para a Ucrânia e um dia sombrio para a Europa”. 

Uma das razões que reacendeu as tensões, desta vez, foi a crescente aproximação da Ucrânia com o Ocidente. Seja pelo interesse do governo local em entrar na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ou mesmo na União Europeia.

De acordo com a CNN, há 57 pessoas que morreram e 169 pessoas que foram feridas – incluindo feridos de combate e não-combatentes – na sequência de ataques das forças russas, disse nesta quinta-feira (24) o ministro da Saúde da Ucrânia, Viktor Lyashko.

A incerteza é grande, ninguém sabe o que vai acontecer daqui para frente. O medo de uma terceira guerra voltou a atingir a humanidade.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

45 minutos ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

7 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

7 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

7 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

7 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

8 horas ago