Imagem por @master1305 / freepik
Em sentido literal, a palavra organização é definida como uma empresa. Mas também pode ser compreendida como o ato de organizar, que é dar determinada ordem a; dispor de forma ordenada; arrumar.
Ao combinar os dois significados, temos uma empresa que, para crescer de forma sustentável, precisa ser organizada.
Para tal, a gestão deve ser estruturada e pautada nos pilares-base do negócio, focando em seu desenvolvimento e entrega ao consumidor.
Mas esta não é uma atividade simples para muitos, principalmente em empresas pequenas e médias, nas quais o gestor também acumula funções operacionais.
Entretanto, o foco deveria estar na organização, uma vez que a falta dela pode comprometer o funcionamento do negócio. É o que revela um estudo do SEBRAE em que 6 em cada 10 empresas não chegam ao quinto ano pela ausência de uma gestão eficiente e um planejamento adequado.
Em contrapartida, 34% dos negócios ativos reforçam que a gestão eficiente é o principal combustível.
E não para apenas no âmbito interno. A desorganização gera problemas tanto para o seu negócio quanto para o seu cliente — que não consegue ter o que desejava —, os custos para a resolução de problemas aumentam, os processos internos demandam mais tempo e a taxa de produtividade diminui drasticamente.
Para ficar no time das empresas abastecidas e robustecidas, é recomendado iniciar um plano focado em ações a curto, médio e longo prazo.
No momento inicial, desenhar os processos internos de cada área, direcionando os colaboradores em seus afazeres diários, com mais foco e metrificação dos resultados.
“Quanto maior for a nossa consciência sobre o todo, mais nossas ações beneficiarão esse todo.” A frase de Peter Senge, autor sobre pensamento sistêmico, resume a necessidade de contar com a tecnologia para acompanhar o desenvolvimento da empresa e ter uma tomada de decisão mais assertiva.
Um dos sistemas mais utilizados é o ERP. Por meio dele, organiza-se todo o negócio em uma única plataforma, que conecta todas as áreas e fornece dados em tempo real.
Ao passo que facilita a organização empresarial, uma vez que todos os processos e informações estão interligados, as tarefas e resoluções de problemas se tornam muito mais simples e práticos de serem resolvidos.
Além de, com completa visibilidade e dados concretos sobre cada área, o gestor interfere nos temas mais sensíveis e ajusta a rota em tempo real, sem esperar que chegue a um estágio crítico.
Assim, a organização é crucial para o andamento de uma empresa, já que a organização fornece o combustível necessário para o crescimento sustentável e , pois uma empresa saudável e próspera só é possível sem qualquer tipo de desorganização.
Marcel Farto, CEO da ONCLICK, formado em Sistemas de Informação pela Unesp e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…