Imagem por @fabrikasimf / freepik
Desde sua criação junto com o Bitcoin, a tecnologia blockchain vem crescendo e ganhando terreno, principalmente nas empresas privadas, que tiveram avanços notáveis nos setores financeiro, imobiliário, de saúde e educação.
Apesar de estar massivamente vinculada ao mercado de crypto, esta tecnologia blockchain é para todos, inclusive tem o potencial de trazer infinitas vantagens para PME, ajudando a melhorar a segurança, reduzir custos e contribuindo com a inovação, com a automatização de contratos, proteção de propriedade intelectual e acesso a mercados globais, aumentando assim a competitividade dessas empresas.
Leia também: Veja 5 Exemplos De Uso Do Blockchain Que Estão Moldando O Varejo
A natureza transparente e imutável da blockchain ajuda a construir confiança entre as partes envolvidas. Isso porque as transações na plataforma são registradas de forma pública e permanente, o que pode aumentar a confiança dos clientes e parceiros de negócios.
Outro benefício para as PME é o acesso ao financiamento porque a blockchain permite a criação de contratos inteligentes e ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas), que podem ser usados para angariar fundos diretamente dos investidores, eliminando a necessidade de intermediários financeiros. Também existe a possibilidade de tokenizar as ações da empresa e realizar um crowdfunding em uma das muitas plataformas que existem no mercado.
Leia também: Benefícios Da Metodologia Ágil Na Gestão De Pequenas E Médias Empresas
Para as que exportam, a blockchain pode simplificar e acelerar as transações, eliminando a necessidade de várias etapas intermediárias e instituições financeiras tradicionais, permitindo que os acordos sejam assinados com contratos inteligentes e os pagamentos realizados em criptomoedas.
Obviamente, não temos uma lista pública detalhada sobre empresas que adotam essa tecnologia por várias razões, incluindo questões de confidencialidade e a natureza privada dos negócios. No entanto, muitas PME em toda a América Latina estão começando a implementar a blockchain para diversas aplicações, como cadeia de suprimentos, fintech, certificação de produtos, gestão de identidade e muito mais.
Outro forma que a blockchain pode atuar é integrada com tecnologias como inteligência artificial e IoT para criar soluções mais avançadas e eficientes para vários mercados.
Em resumo, a blockchain pode transformar a maneira como esses empreendedores conduzem seus negócios, proporcionando segurança, eficiência e transparência, além de criar oportunidades de inovação e crescimento. Integrar a tecnologia blockchain pode ajudar as PME a permanecerem competitivas em um mercado global cada vez mais digitalizado.
Por Denise Cinelli, Country Manager Brasil da CryptoMarket é uma brasileira radicada no Chile há oito anos, dos quais há seis faz parte da fintech que é uma das maiores plataformas de compra e venda de criptomoedas da América Latina.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…