Contabilidade

Saiba como alavancar a gestão financeira da sua empresa

A gestão financeira de uma empresa é parte imprescindível, senão a mais importante, no contexto empresarial. Sem uma boa organização das finanças é impossível que o empreendedor tenha sucesso a longo prazo.

Planilhas manuais ainda são muito utilizadas por gestores para a administração de suas finanças, por ser uma opção em que é possível controlar e organizar informações, manter anotações de entradas e saídas de dinheiro, pagamentos e diversos outros dados.

Porém, uma planilha hoje é uma ferramenta desatualizada frente a tantos outros métodos disponíveis no mercado para a análise financeira de uma empresa.

Para ser um bom CEO de uma empresa – ou qualquer cargo de chefia – é necessário vários outros quesitos além de simplesmente entender do que você está vendendo.

É preciso ser criativo e inovador para saber lidar com altos e baixos do mercado – e isso envolve saber inovar na gestão financeira do seu negócio de acordo com o comércio. Ou seja, finanças não é mais só assunto de pessoas antiquadas e grandes calculadoras.

O Brasil tem mais de 17 milhões de empresas ativas atualmente e somente em maio 5,45 milhões de empresas apresentaram problemas com endividamento e inadimplência, segundo dados da Serasa Experian.

O que pode ser considerado uma consequência da falta de inovação.

Empresas consolidadas no mercado, que geralmente têm uma gestão administrativa mais conservadora em geral, se sentem seguras demais em sua zona de conforto e relutam para investir em mudanças no negócio.

Grandes exemplos são as gigantes Nokia e Blackberry que acabaram engolidas pela Apple por se recusarem a atualizarem seus sistemas e gestão.

Para colocar em prática a inovação da gestão financeira é preciso sair da zona de conforto da administração de sua empresa e colocar à prova várias mudanças trazidas pelas transformações da atualidade, como tentar escapar de burocracias, por exemplo.

Em muitos casos ela é necessária, mas em vários outros casos ela pode ser deixada de lado. Barreiras internas de hierarquia podem dificultar a comunicação interna e consequentemente atrasar processos financeiros.

Deixando de lado as barreiras hierárquicas, é possível incentivar a criatividade e o compartilhamento de ideias de seus colaboradores.

Como o ditado já diz, duas cabeças pensam melhor do que uma. Imagina só várias cabeças?

Aconselho a todo gestor ter a humildade de aceitar que nem sempre virão dele as melhores ideias para gestão, mas seus funcionários podem trazer ideias para revigorar a reunião semanal.

Dominar o conhecimento sobre sua empresa e descobrir seus pontos fortes e fracos ajuda a planejar o futuro e entender o presente – e até o passado.

Uma boa dica é rever os processos internos, avaliando a efetividade de cada um deles e a consequente decisão de mantê-los em prática.

O mapeamento de processos pode ajudar a entender o motivo de algumas questões serem problemáticas e apontar quais são os melhores caminhos para a solução desses fatores.

Por último, aconselho deixar nas mãos de uma empresa terceirizada de confiança a gestão do setor financeiro do seu negócio, especialmente se sua empresa for de pequeno porte.

Quando o empresário contrata um serviço de terceirização deste setor, todas as suas atividades relacionadas às finanças serão responsabilidade de um time especializado.

Os processos são ágeis e personalizados e a empresa economiza com a implementação de processos necessários para o desenvolvimento do trabalho.

E é preciso ter em mente que inovação é um processo constante, de muito estudo e aprendizado, estimulando a troca de ideias entre gestores e colaboradores, analisando o mercado e mantendo a mente aberta para visualizar quais inovações fazem sentido para agilizar processos de sua empresa.

Sobre a M.Victor Consultoria

Especializada em gestão e terceirização do departamento financeiro, a M.Victor alia a expertise de seus profissionais, boas práticas de negócios e tecnologia para entregar soluções completas a pequenas empresas que precisam estruturar esta área.

Com uma equipe multidisciplinar, que engloba especialistas em finanças, consultores e desenvolvedores de software, desenvolve projetos exclusivos para a realidade de cada cliente, focando na entrega de soluções que facilitem a gestão, organização e tomada de decisão nos negócios.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

10 minutos ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

6 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

6 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

7 horas ago