Imagem por @pressfoto / freepik
De antemão, vale lembrar quais são os requisitos mínimos para se aposentar por idade. Esta categoria do benefício, funciona de forma que, o trabalhador deve ter no mínimo 15 anos de contribuição junto à previdência, além ter a idade necessária, sendo 65 anos para o homem e 60 anos para mulher.
Posto isto, aquele que está perto de atender às condições citadas acima, pode elevar o valor da sua aposentadoria em até, R $3.860,14. Contudo, o segurado deve ter realizado o mínimo de 15 anos de contribuição, no período anterior à reforma da previdência de junho de 1994. Continue lendo e entenda melhor.
A partir da reforma da previdência que entrou em vigor em 94, as regras para o cálculo foram alteradas, de forma que atualmente a média de contribuição considera apenas as contribuições realizadas após junho de 1994, e coeficiente de 60% + 2% a cada ano que ultrapassa tempo mínimo de contribuições, sendo 15 anos para mulher e 20 para homem. Deste modo, se o trabalhador não contabilizar o que foi contribuído após a data da reforma e apenas pagar o teto, a média será baseada nesta última contribuição mais alta.
Isto acontece, pois, todas as quantias contribuídas pela previdência a partir de agora, irão afetar diretamente sua aposentadoria. Pois, como já foi dito em outras palavras, o INSS, só contabiliza salários de julho de 94 em diante.
Sendo assim, caso o segurado esteja enquadrado nas condições já citadas, com uma única contribuição, investindo o valor de 20% sobre o teto, correspondente a R $1.276, ele triplicará o valor que iria receber caso contrário. Isto porque, qualquer contribuição que ele fizer após a data da reforma, será utilizado uma média total. Deste modo, a média dele seria o teto (R $6.433) menos o coeficiente de 60%, rendendo assim um valor para aposentadoria maior que um salário mínimo. Isto passou a ser conhecido como o “Milagre da contribuição única”, e pode ser uma realidade para muitos brasileiros.
Cabe salientar, que o trabalhador rural, que exerceu atividades remuneradas anteriores a junho de 1994, também pode se utilizar da estratégia da contribuição única.
Conteúdo por Lucas Machado
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…
O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…
A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…