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Frequentemente, na jornada do empreendedor ouvimos diversas opiniões a respeito do nome da empresa, tipo de embalagem, forma de produção e principalmente sobre o valor dos nossos produtos.
Assim como, é natural que surjam inúmeras dúvidas ao tentarmos calcular o preço que ofertaremos no mercado.
Antes de mais nada, não queremos ser abusivos, mas também desejamos obter lucro.
Então, como definimos?
Vamos te ensinar como calcular preços de forma simples e eficiente. Para isso será necessário ter o conhecimento básico. Vamos lá?
Sobretudo, trata-se da expressão utilizada para dar um valor monetário a um produto ou serviço.
Sendo assim, consiste na técnica de análise interna de custos, despesas, investimentos, rentabilidade e comparação dos preços com os presentes no mercado.
Nesse sentido, através dessas análises é possível estabelecer estratégias do ponto de vista financeiro e mercadológico, e assim calcular o preço que consequentemente agregará valor a empresa.
A definição não envolve apenas a parte financeira do negócio mas também o setor de marketing, pois o preço dos produtos podem determinar o sucesso ou fracasso das vendas, podendo gerar ou destruir o valor da empresa.
Primeiramente, para a formação de preços é importante conhecer alguns conceitos que fazem parte de sua composição. Sendo eles:
Muitas vezes gastos e custos são vistos como algo negativo para o seu negócio, mas muito pelo contrário, tratam-se de investimentos que, no tempo e maneira certa trarão resultados positivos.
Então, para chegarmos ao valor de mercado precisamos definir o que são os seguintes pontos:
Acima de tudo, ao calcular o preço do seu produto é necessário identificar se este valor atenderá todos os objetivos do seu negócio.
Destacamos os mais importantes! Sendo eles:
Inicialmente, para que tudo isso ocorra da melhor forma usaremos o método Markup.
Trata-se do índice aplicado sobre o produto para a formação do seu preço de venda.
Sendo assim, nada mais é do que a soma do custo unitário com a margem de lucro que se deseja obter, de forma que cubra todos os custos, despesas e impostos, e gere lucratividade.
Existem duas formas de calcular o preço utilizando o Markup. São eles:
Supondo que a Loja X adquira uma Cama King Size no valor de R$ 2.500,00 obtenha estes custos/despesas e almeje o seguinte lucro:
Estrutura de custos | % |
Preço de venda | 100,00 |
ICMS na venda | 18,00 |
PIS/COFINS | 4,65 |
Comissões | 2,50 |
Despesas Administrativas | 5,00 |
Lucro Desejado | 20,00 |
Custo Total de Venda | 50,15 |
Obs: o Custo Total de Venda é a soma dos valores de ICMS, PIS/COFINS, Comissões, Despesas Administrativas e Lucro Desejado.
O Markup Multiplicador seria: (1/(1 – 0,5015)) = (1/0,4985) = 2,0060 e o preço de venda (R$ 2.500 * 2,0060) = R$ 5.015,00.
Podemos identificar os valores de cada custo, fazendo o cálculo para cada um deles:
Estrutura de custos | Valores | % |
Preço de venda | 5.015,0000 | 100,00 |
ICMS na venda | 2.500,0000 | 18,00 |
PIS/COFINS | 902,7000 | 4,65 |
Comissões | 233, 1975 | 2,50 |
Despesas Administrativas | 125,3750 | 5,00 |
Lucro Desejado | 250,7500 | 20,00 |
Custo Total de Venda | 1.002.9775 | 50,15 |
O lucro é de R$ 1.003,00 sendo o valor arredondado.
E o utilizando o método Markup Divisor seria:
Markup Divisor = (100% – 50,15%)/100 = 49,85%/100 = 0,4985. O preço de venda seria (R$ 2.500,00/0,4985) = R$ 5.015,04 com o arredondamento do valor ficaria R$ 5.015,00.
Calcular o preço do seu produto é um passo trivial para o empreendedor.
Assim como, estar ciente de todos os custos, impostos e investimentos que deverão ser feitos.
Por isso é de extrema importância saber como definir o preço de forma que torne o seu produto competitivo, justo e qualificado, e que primordialmente agregue valor ao seu negócio aos olhos dos consumidores.
Então, entendeu como calcular o preço do seu produto? Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.
Por: Suellen Viana, Técnica em Administração de Empresas pela ETEC de Embu das Artes, Suellen atua na área de Legalização de Empresas na Conube Contabilidade Online e ajuda centenas de pequenos empresários a iniciarem seus negócios.
Fonte: Conube
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