Investimentos

ROI: Saiba como calcular e como funciona o retorno sobre o investimento

O ROI é uma sigla inglesa que tem como significado: Retorno Sobre o Investimento.

Essa é uma técnica muito utilizada quando se quer saber quanto a empresa recebeu com os investimentos realizados.

É normal que essa técnica seja utilizada na área de Marketing.

Quando se deseja calcular o ROI, é necessário saber a receita total, subtrair dessa receita os custos e dividir o valor dado pelos custos.

Por isso, se você não sabe qual é o retorno que você está tendo com os investimentos feitos na empresa, esse artigo foi elaborado especialmente para você.

O que é o ROI?

O ROI, também conhecido por retorno sobre o investimento, é uma técnica essencial, que te permite identificar quais investimentos irão valer a pena para o seu negócio e como aperfeiçoar os setores que já estão funcionando para que possam ser mais eficientes.

Fundamental para qualquer empresa que deseja sucesso, afinal, é possível avaliar com certas iniciativas que contribuem para o resultado, logo, você vai saber o que vale e o que não vale a pena investir no momento.

Como calcular o ROI

Para calcular o ROI, você pode utilizar uma fórmula simples, que consiste em:

  • ROI = (Receita – Custo) / Custo

Um ótimo exemplo que podemos dar para você ver como funciona o cálculo ROI é o seguinte: pense que o ganho do seu negócio tenha sido de 200 mil reais, porém você teve um investimento de 20 mil reais, logo, se utilizarmos a fórmula do ROI teremos:

  • ROI = (200. 000 – 20. 000) / 20. 000, logo, ROI = 9

Com esse exemplo, podemos perceber que o retorno sobre o investimento foi 9 vezes maior que o valor utilizado para realizar o investimento inicial.

Caso você deseje ver esse resultado em porcentagem, basta você multiplicar o valor dado por 100.

Pensando no nosso exemplo iremos fazer: 9 X 100 = 900%

Qual a importância de calcular o ROI

O cálculo do ROI tem como função calcular o retorno de uma aplicação, ou seja, um investimento, para ver se ele valeu a pena ou não, podendo ser utilizado para qualquer tipo de investimento, como as propagandas, eventos etc.

As pessoas que forem investir no seu negócio também irã olhar para o seu ROI, para poder avaliar a sua empresa, afinal é essencial saber o quanto sua empresa ganha para saber se o investimento vai valer a pena ou não.

Ficar atento ao indicador faz com que sua empresa consiga planejar as metas de acordo com os resultados possíveis de serem alcançados.

Fora isso, graças ao ROI é possível perceber o tempo que os investimentos irão levar para trazer retorno.

É importante também que a empresa saiba e entenda o que o ROI  significa para ela e como ela pode influenciar nos objetivos.

Por que realizar o cálculo do ROI

Diversos empreendedores não sabem, mas ele é muito importante para a empresa e pode auxiliar de diversas formas.

E analisando de uma forma direta, realizar esse cálculo pode é fundamental, afinal, com ele é possível avaliar como iniciativas e demais investimentos irão contribuir para a obtenção de resultados.

Também será possível planejar objetivos e metas, se baseando em resultados intangíveis e uma das maiores vantagens é identificar o prazo de retorno dos investimentos, assim como a curva de resposta especifica de cada setor.

Além de viabilizar um processo mais objetivo de tomada de decisões e proporcionar uma eficiência maior nos retornos e também nos lucros obtidos.

Vantagens e desvantagens do ROI

O ROI é utilizado por milhares de empresas de sucesso, logo, é obvio que ele traz algumas vantagens para os negócios que o utilizam como:

  • Tornar uma análise comparativa mais fácil;
  • O cálculo do ROI é muito fácil de ser executado.

Porém, assim como qualquer outra ferramenta que utilizamos, ele também possui suas desvantagens:

  • Dificuldade de definir conceitos-chave;
  • Incompatibilidade em analisar investimentos diferentes;
  • Não favorece aos investimentos de longo prazo.

Como multiplicar o ROI? Dica muito importante

Muitos não sabem, mas é possível melhorar ainda mais as taxas de conversão da sua empresa com base nos resultados obtidos.

Para isso é necessário seguir alguns preceitos de CRO, conhecido também como Otimização da Conversão.

Como o próprio nome já diz, o beneficio que o CRO traz é a otimização da taxa de conversão, logo a melhoria de uma página ou até do site inteiro, trazendo mais conversões a partir da mesma quantidade de tráfego.

Logo, podemos concluir que o CRO é ferramenta essencial para utilizar o ROI da melhora forma possível.

Fonte: Actana

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

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