Fique Sabendo

Saiba como consultar seu PIS pelo CPF online

O Programa de Integração Social (PIS) é um programa que dá direito ao trabalhador a um abono salarial no valor máximo de 1 salário mínimo todos os anos, porém existem regras para recebê-lo. Como:

  • Ter a carteira assinada por pelo menos cinco anos;
  • Receber um salário igual ou menor a de dois salários mínimos;
  • Ter trabalhado com a carteira assinada obrigatoriamente no mínimo 30 dias (consecutivos ou não) no ano base que está sendo pago;
  • Possui os seus dados devidamente atualizados com a RAIS

Quem não tem direito ao Abono Salarial:

  • empregado (a) doméstico (a);
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Cada trabalhador é cadastrado no programa apenas uma vez, já no primeiro emprego com carteira assinada e, por isso, não é necessário realizar um novo cadastro a cada troca de emprego.

Se você pretende verificar se tem dinheiro a receber, veja como consultar o PIS online.

Como descobrir o numero do PIS?

Existem algumas principais maneiras de descobrir o número do PIS, que é através:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Cartão Cidadão;
  • Agência da Caixa Econômica Federal (CEF);
  • Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Como consultar o PIS pela internet?

Se você quer verificar seu beneficio pela internet siga o passo a passo:

  1. Acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em Entrar com gov.br;
  3. Digite o seu CPF e clique em Continuar (ou faça o seu cadastro);
  4. Insira sua senha;
  5. Na página inicial, clique em “Meu cadastro”, no canto superior esquerdo, e você verá seus dados, como nome, CPF e o NIT/PIS.

Como tirar o extrato do PIS online?

Para acessar o extrato do PIS online, será necessário saber o numero do seu PIS. Existem duas maneiras de fazer a consulta do extrato online. Confira:

Site da Caixa Econômica Federal

1. Acesse o site da Caixa Econômica > “Benefícios e Programas” > “Benefícios do Trabalhador” > “PIS”
2. Clique em “Consultar pagamento”.
3. Preencha com os dados: número do PIS e senha. Caso seja a primeira vez faça seu cadastro
4. Após acessar, aparecerá um painel de consulta do extrato, com valores e pagamentos efetuados ou a receber, caso você tenha direito.

Aplicativo da Caixa

1. Baixe o app “Caixa Trabalhador”
2. Digite o número do seu PIS e clique em “Acessar”.
3. Para consultar seu PIS pelo app não é necessário realizar cadastro prévio
4. A tela inicial já vai mostrar se existe cota do PIS disponível.
5. Para acessar os valores, faça um registro ou recupere a senha.

Caso o beneficio esteja disponível para você, pelo app você consegue consultar as datas de saque.

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

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