O Cadastro Único (CadÚnico) foi idealizado para funcionar como porta de acesso à assistência social por aqueles que mais necessitam, o CadÚnico coleta dados de pessoas em situação de vulnerablidade econômica. Por ele é possível definir quem pode participar de programas como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, BPC e o Tarifa Social de Energia Elétrica.
Devido a pandemia do Novo Coronavírus, vários setores da sociedade ficaram sem atendimento presencial, entre eles as unidades do governo que realizam atendimentos sociais. A medida foi tomada para evitar aglomerações e a propagação do novo coronavírus.
Estão sem atendimento presencial unidades como CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de diversos estados que foram afetado pelo isolamento social. Com o fechamento temporário para o público, dificultou ainda mais o processo de inclusão da população mais vulnerável no banco de dados do governo.
O Cadastro Único Digital vai garantir a contimuidade do serviço, com inscrições virtuais, ou seja, pela Internet, onde o serviço será seguro e sem o risco de fraudes. O pedido do Cadatro Único Digital partiu da senadora Elizane Gama (Cidadania – AM).
“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, disse a parlamentar.
Essas pessoas que estão fora do radar do governo, estão sendo chamadas de “invisíveis”, elas representam mais de 1/4 da população do Brasil.
Geralmente, essas pessoas não possuem conta em banco, não tem acesso a Internet ou situação regular junto à Receita Federal e Justiça Eleitoral. O que indica esse quadro preocupante é o número de CPFs suspensos e cancelados.
O Governo Federal oferece três opções de consulta ao Cadastro Único (CadÚnico), sendo possível a consulta por site, aplicativo e outra por telefone. Veja:
1 – No aplicativo; que pode ser instalado; como Google Play, depois de instalado, irá pedir seus dados pessoais;
2-Pelo telefone que poderá, ligar e tirar várias dúvidas sobre o cadastro único: 0800 707 2003, as ligações será gratuitamente, quando feita pelo telefone fixos;
3- Também pelo site; tem um formulário que o cidadão terá que preencher, seus dados pessoais, endereço, para ser realizado a consulta.
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