Imagem por @reflex-ajans / @kichigin / freepk
Todo cidadão que deseja estar habilitado a dirigir precisa passar por alguns processos antes de, enfim, conseguir emitir a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Dentre os procedimentos, estão aqueles conhecidos como exames preliminares que nada mais são que o exame de vista e o teste psicotécnico.
Nestes procedimentos iniciais, é comum encontrar pessoas com receios de não passar no teste psicotécnico. Diante disso, elaboramos um breve guia com informações essenciais relacionadas a referida avaliação psicológica.
Antes de mais nada, é preciso entender o que é, e qual é o intuito de um teste psicotécnico realizado pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). De modo breve, a avaliação trata-se de uma maneira de medir os níveis das habilidades necessárias a um motorista.
Neste sentido, não basta que a pessoa tenha habilidades voltadas ao controle do volante, de modo que também é preciso ter um equilíbrio mental e emocional frente às eventuais situações que ocorrem no trânsito. Sendo assim, o teste irá avaliar fatores como: comportamento, memória, raciocínio lógico, tomada de decisões, concentração e tomada de informação.
Vale ressaltar que a avaliação dessas faculdades mentais atravessa intrinsecamente o campo da psicologia, logo este teste somente pode ser realizado por profissional devidamente qualificado. Falando mais precisamente, a avaliação apenas pode ser realizada por um psicólogo, e os métodos utilizados devem obrigatoriamente ser aprovados pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia).
Em suma, testes psicométricos são utilizados em diversas áreas pertinentes a vida em sociedade, tais como para seleções para vagas de emprego, em meio ao alistamento para o serviço militar, ou até mesmo para finalidades voltadas a pesquisa. Contudo, no âmbito do Detran, a avaliação será exigida nos seguintes casos:
Separamos aqui algumas sugestões que podem lhe auxiliar em uma possível ansiedade para avaliação, bem como atitudes que podem evitar as chances de reprovação. Confira:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…