O e-commerce já vinha ganhando mais e mais adeptos, e, com a pandemia, os números aumentaram ainda mais.
De acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, quase 75% das micro, pequenas e médias empresas estão vendendo produtos e serviços online.
Muitas delas passaram a implementar o e-commerce com a crise do coronavírus e as restrições impostas, que incentivaram esse tipo de comércio.
A pesquisa ainda mostra que quase 85% dos empreendedores pretendem continuar com as vendas online mesmo após a crise pandêmica passar.
Muitos deles usam as redes sociais para alcançar os consumidores.
De acordo com dados da Synapcom, as compras online cresceram quase 700% no Norte e no Nordeste, mais de 600% no Centro-Oeste, mais de 500% no Sudeste e quase 400% no Sul.
Para os empreendedores que gostariam de migrar a loja física para o ambiente digital, o Sebrae oferece um passo a passo para iniciar o comércio eletrônico.
Antes de tudo, é preciso entender as diferenças de operação de uma loja física e uma loja virtual.
É preciso planejar os canais de venda e site da loja, ou apostar em plataformas que fazem o intermédio entre o empreendedor e o cliente.
A adaptação da loja virtual para diversas telas é fundamental e precisa funcionar bem, tanto no computador, quanto em celulares e tablets.
O tempo de carregamento do site também é indispensável para não perder clientes. A otimização de buscas ajuda a obter melhores resultados, para que sua loja seja vista e acessada.
Para planejar a entrada no mercado virtual, é preciso traçar um plano de negócio para elaborar as estratégias do e-commerce.
É importante ater-se a todo o caminho de venda – desde a solicitação do produto no ambiente online até o pós-venda, com monitoramento de satisfação.
É essencial programar uma logística eficiente e parcerias com transportadoras.
Para que as vendas do produto ou serviço decolem, o ideal é investir em promoções e divulgação apropriada do negócio, através de links patrocinados ou mídia display, por exemplo. Um preço competitivo também ajuda a impulsionar o negócio.
O investimento em fotos profissionais dos produtos também faz toda a diferença na hora da venda.
O marketing de relacionamento, isto é, o investimento em um atendimento cuidadoso, através de respostas rápidas e prestativas, ajuda a conquistar o cliente.
A segmentação também se faz importante para ter mais chance de liderar contra a concorrência.
Também é importante fazer sempre uma autoavaliação e investir nos quesitos que podem desempenhar melhor.
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