Negócios

Saiba como o marketing estratégico pode impulsionar um empreendimento

Com a concorrência acirrada do mercado e o aumento do número de Microempreendedores Individuais (MEI) se faz, cada vez mais, necessário investir em estratégias de marketing que sejam assertivas e relevantes para se destacar no mundo dos negócios.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, no primeiro trimestre de 2023, o Brasil registrou um total de 214.413 novas aberturas de micro e pequenas empresas. Isso indica uma melhora significativa no cenário comercial e varejista brasileiro, sendo que os microempreendedores individuais (MEI) ainda representam a maioria dos novos negócios, ocupando uma parcela significativa de 78% do mercado. Essa proporção tem um impacto direto na geração de empregos, no aumento da confiança e nos indicadores econômicos do país.

Leia também: Resultados Assertivos Com O E-Mail Marketing!

Confira 4 dicas para direcionar os empreendedores sobre como relacionar uma campanha de marketing bem sucedida para um novo negócio:

  • Identifique seu público-alvo: Conheça bem seu público-alvo, compreendendo suas necessidades, desejos e preferências. Isso permitirá que você desenvolva mensagens e estratégias de marketing direcionadas, alcançando as pessoas certas e aumentando suas chances de sucesso.
  • Posicionamento de mercado: Defina claramente o posicionamento do seu negócio no mercado. Determine quais são seus principais diferenciais e como você pode se destacar da concorrência. Comunique esses pontos fortes de forma consistente em suas campanhas de marketing para atrair a atenção do seu público-alvo.
  • Desenvolva uma estratégia de marketing integrada: Utilize uma combinação de diferentes táticas de marketing, como publicidade, mídia social, marketing de conteúdo e marketing por e-mail, para alcançar seu público de maneira abrangente e coerente. Certifique-se de que todas as suas iniciativas de marketing estejam alinhadas com seus objetivos e mensagem central.
  • Monitore e avalie os resultados: Acompanhe o desempenho de suas campanhas de marketing e faça ajustes quando necessário. Utilize métricas relevantes para medir o impacto das suas estratégias, como taxa de conversão, retorno sobre investimento (ROI) e engajamento do público. Com base nesses dados, tome decisões informadas para otimizar suas ações de marketing no futuro.
Imagem por @senivpetro / freepik

Lembrando que cada empreendimento é único, portanto, é importante adaptar essas dicas

O marketing estratégico desempenha um papel fundamental na prosperidade e no sucesso de um empreendimento. Ele envolve a aplicação de estratégias e táticas de marketing de longo prazo para atingir metas específicas e obter vantagem competitiva no mercado.

Leia também: Programas De Afiliados: A Estratégia Que Está Impulsionando O Marketing Digital

A importância do marketing estratégico para um empreendimento resume-se em sua capacidade de identificar oportunidades, diferenciar-se da concorrência, atingir o público-alvo de maneira eficaz, maximizar os resultados do investimento em marketing e obter vantagem competitiva no mercado.

Por: Gabriel Dau

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

9 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

12 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

19 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

19 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

19 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

20 horas ago