Saiba como Pequenas e Médias empresas podem reduzir custos com o Lucro Real

A crise no Brasil completou três anos. Durante este período, milhares de empresas fecharam as portas. E a grande maioria destas empresas que encerraram suas atividades foram os pequenos e médios negócios. Pelo segundo ano consecutivo, em 2015 o Brasil fechou mais empresas do que abriu, 708,6 mil empresas abertas contra 713,6 mil fechadas, segundo pesquisa do IBGE divulgado em Outubro de 2017.

Por falta de informações e assessoria de suas contabilidades, a maioria dos empresários não têm conhecimento que é possível mudar o regime de pagamento de impostos para o Lucro Real. Este tipo de apuração possui vários benefícios como: ser mais justo, já que se baseia em um resultado real; maior possibilidade de utilização do Planejamento Tributário e de compensação de eventuais prejuízos; reduzir ou suspender o recolhimento do IRPJ e CSLL utilizando-se balancetes mensais, dedução de incentivos fiscais, diminuindo-se assim o IRPJ a pagar.

Segundo Simone Rocha Costa, proprietária da RCS Contabilidade de Belo Horizonte e consultora contábil há 35 anos, os comércios, indústrias e prestadores de serviços tendem a procurar diminuir custos nesta crise, e uma das melhores alternativas no âmbito fiscal, poderá ser a opção pelo Lucro Real: “Um regime mais complexo sim, mas também o mais adequado que os demais”.

A melhor forma do empreendedor saber qual é o regime que lhe dará um melhor resultado, é procurando uma contabilidade confiável, com experiência de mercado, referências sólidas e especialista neste tipo de regime tributário, pois, devido a complexidade, somente o bom profissional da área poderá oferecer as melhores soluções para ultrapassar a barreira da crise nacional.

Com informações revista Exame

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

10 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

10 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

10 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

10 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

10 horas ago