Categories: CLTDestaques

Saiba como a reforma trabalhista afeta a área agrícola

Advogado trabalhista avaliou os principais pontos que afetam o dia-a-dia do produtor rural do país

As mudanças nas Leis Trabalhistas, propostas pelo atual governo de Michel Temer devem ser boas para o agronegócio, é o que avalia o advogado trabalhista do Escritório Mattos Filho, Dario Abrahão Rabay. Segundo ele, as medidas que agora devem passar pela aprovação do Congresso vão melhorar o entendimento entre o trabalhador do campo e o empregador.

Veja as principais propostas do governo que podem afetar a área rural:

1 – Compensação do tempo de deslocamento do empregado entre a casa e o trabalho, em casos de ausência de transporte público

Este item atualmente pressupõe que o empregador vai pagar para o trabalhador essas horas de trajeto, mas no campo isso é variado, pois tem gente que mora a 20 minutos do trabalho ou 4 horas, por exemplo. Então em lugares que não há transporte público, hoje é obrigado a pagar como hora extra. O que poderá ser feito e já vinha sendo aceito é negociar um valor fixo ao empregado, ou dar outros tipos de benefícios. Um exemplo é o pagamento de cestas básicas na época da entressafra. Isso ajudaria ambas as partes e abre um espaço para a negociação.

2 – Contrato temporário de trabalho poderá ter 120 dias com uma única prorrogação com o mesmo período

Essa proposta foi ampliada de 90 dias para 120 dias. Considerando este com uma prorrogação de mais 120 dia, o tempo total passa a 240 dias, amplia o prazo de contratação. Outra mudança é que agora o empregador poderá contratar diretamente o trabalhador, antes era preciso de uma agência de empregos especifica. Essa mudança vai permitir mais facilidade na contratação.

3 – Acordo sobre forma de cumprimento da jornada de trabalho, desde que tenha 220 horas por mês

O que se vem fazendo atualmente é tentar ajustar a jornada de trabalho, mas sempre respeitando a Constituição, que limita a jornada para 8 horas por dia e 44 horas por semana. Com essa proposta, seria possível fazer um ajuste, de acordo com cada empresa, mas respeitando o limite de 220 horas mensais.  Então se você fizer alguma alteração dessas 8 horas por dia ou 44 horas por semana o empregador precisa dar uma contrapartida ao trabalhador. A jurisprudência já vinha aceitando alguns casos, por exemplo, de se trabalhar 12 horas e ter 36 horas de descanso, mais isso acontecia mais para a enfermagem.

4 – Tempo de almoço poderá ter, no mínimo, 30 minutos

De acordo com a lei atual o trabalhador tem de uma a duas horas de intervalo, com possibilidade de redução para 30 minutos, mediante autorização do Ministério do Trabalho. Agora essa proposta abre uma negociação com os sindicatos, o que permitiria que o funcionário saísse mais cedo.

5 – Aumento da multa para R$ 1 mil por empregado não registrado e do mesmo valor em caso de reincidência

Antes a multa era metade de um salário mínimo para o empregador área rural. Se a empresa fosse fiscalizada, ela teria que pagar essa multa e se voltasse a ter empregados não registrados, o valor seria o dobro. A mudança agora é que o valor aumentou para R$ 1 mil.

Via Canal Rural

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago