Imagem por @nataliaderiabina / freepik / editado por Jornal Contábil
O Microempreendedor Individual (MEI) é o profissional autônomo que trabalha por conta própria, e que passa a ser pessoa jurídica obtendo o seu CNPJ.
E juntamente com a abertura do CNPJ surgem vários benefícios, e é sobre eles que nós vamos falar agora! Confira quais são os benefícios que o MEI tem direito.
Para ser registrado como MEI, é necessário:
Outros critérios são:
Não é preciso pagar para se formalizar como MEI e você pode cadastrar sua empresa oferecendo até mais de um tipo de produto ou serviço ao cliente.
O cadastramento é feito diretamente no site Portal do Empreendedor. Basta preencher o formulário com seus dados pessoais.
O Mei fará suas contribuições através da DAS MEI, que será 5% do salário mínimo vigente.
Todo empreendedor que vira MEI passa a ter cobertura para si e seus dependentes:
O Sebrae auxilia e apoia o MEI oferecendo cursos com objetivo de ensinar noções básicas de como gerir um empreendimento ou melhorar a empresa.
No geral o Sebrae oferece cursos, orientação sobre aspectos legais, suporte para abertura de empresas, administração financeira, recursos humanos.
O valor das linhas de microcrédito para Mei é menor, se compararmos com os empréstimos para empresas de outras categorias.
O microempreendedor pode solicitar:
Primeiramente, o Mei não tem a necessidade de emitir Nota Fiscal apenas em operações que envolvam pessoas jurídicas.
Mas a qualquer momento o Mei pode realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda onde a empresa está registrada e começar a emitir notas fiscais sem problema algum.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$50 a R$300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma medida emergencial para garantir suporte financeiro…