Fonte: Google
Já adiantamos que esta certidão pode ser emitida gratuitamente no portal da Caixa Econômica Federal, a certidão do FGTS também é conhecida como Certificado de Regularidade do FGTS ou ainda Certidão Negativa (CND FGTS), é um documento que comprova a quitação do pagamento do fundo de garantia por tempo de Serviço.
O mesmo serve para comprovar a inexistência de débitos ou pendências.
Como já mencionamos acima esta certidão pode ser emitida gratuitamente no portal da Caixa Econômica Federal, que é a instituição responsável pela gestão do mesmo.
Este documento é importante para os empregadores comprovarem a quitação de suas obrigações, quanto para empregados para solicitar o saque do fundo ou mesmo para comprovar uma eventual situação de desemprego.
O não cumprimento do mesmo pode gerar problemas especiais para os gestores dos negócios, seja para solicitar um empréstimo ou mesmo ao fechar um novo negócio, por exemplo.
Instituições públicas e privadas, empregadores e empregados e qualquer indivíduo que já trabalhou como CLT podem solicitá-la.
Todas as empresas que são regulares perante o Fundo de Garantia e cadastradas no sistema do FGTS têm o direito de emitir o documento.
É necessário que apresente os dados solicitados pelo portal da Caixa referente à organização para realizar a consulta no site, um dos documentos necessários estão o CNPJ, o estado onde a empresa é registrada e o código de verificação da página.
Os colaboradores conseguem conferir mensalmente o valor depositado no FGTS através da página de Serviço ao Cidadão da Caixa Econômica e para isso é preciso realizar um cadastro no portal e conferir o extrato individual.
Lembrando que o extrato individual não é sinônimo de certidão FGTS, pois, o extrato serve para os colaboradores acompanharem o andamento dos depósitos, a certidão é usada para comprovar que a empresa não tem pendências.
Para a emissão deste documento é necessário garantir que os seguintes dados estejam devidamente regularizados:
Esteja atento no cadastro, pois, uma vez que é feito incorretamente a certidão pode não aparecer após a consulta.
Em casos de irregularidade é necessária ir até a Caixa Econômica para identificar a origem do problema e solucioná-lo da melhor maneira possível.
Se a certidão não for gerada por erro de processamento, a empresa deve apresentar os comprovantes de pagamento do FGTS para regularizar a sua situação.
Uma vez que o recolhimento não esteja correto, não correspondendo a 8% do salário de cada empregado é necessário quitar a diferença.
Independente do caso, o ideal é resolver tudo o mais rápido para obter a certidão FGTS.
Do contrário, a empresa permanecerá em situação irregular.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
Por: Laís Oliveira
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O Carnaval está chegando e, com ele, surge a dúvida: o que vai abrir e…
Você sabia que a Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para mais…
Você já deve ter percebido como o Google Maps é útil, né? Ele ajuda a…
Se você está de olho em oportunidades no setor público e tem formação em contabilidade…
A resposta para essa pergunta pode surpreender quem pensa que escritórios de contabilidade não têm…
O texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada…