Negócios

Saiba o que é DHO e veja seus benefícios para as empresas

Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo do interesse e reconhecimento em relação ao papel do Desenvolvimento Humano Organizacional (DHO) nas empresas. As organizações têm percebido que o desenvolvimento e bem-estar de seus funcionários não podem ser minimizados ou terceirizados e pautas de formação de lideranças, desenvolvimento de softskills, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde mental e diversidade e inclusão tornaram-se pilares para o RH estratégico. 

“Pessoas são a base da performance e da cultura de uma empresa. Investir no seu desenvolvimento é uma estratégia indiscutível para impulsionar resultados, manter os colaboradores motivados e permitir inovação”, explica Felipe Farias, fundador e CEO da Moodar, referência em soluções de DHO. 

Leia também: Veja Dicas Para Manter Os Funcionários Motivados E Produtivos!

O desenvolvimento de pessoas é um processo contínuo que abrange uma ampla gama de ações e ferramentas, como treinamentos, capacitações, feedbacks, imersões e rodas de conversa. Ao focar no aprimoramento das competências, habilidades e atitudes dos colaboradores, busca-se torná-los mais produtivos e motivados. Além disso, essa abordagem humanizada vai além dos aspectos profissionais, considerando também as qualidades sociais e emocionais de cada indivíduo. 

“Mais do que o evidente ganho em produtividade, investir em DHO traz uma série de benefícios para as empresas. A melhoria do clima organizacional resulta em maior retenção de talentos e redução do turnover. Além disso, as ações de DHO bem estruturadas tornam os processos de treinamento e capacitação mais eficientes, aumentando o nível de qualidade das entregas e gerando impactos positivos na rentabilidade, imagem e satisfação dos colaboradores”, afirma Thiago Donato, Chief Growth Officer da Moodar. 

Leia também: ESG: Saiba Qual É O Papel Das Empresas Na Promoção Da Saúde E Do Bem-Estar

O executivo explica que a implementação do DHO requer um planejamento estratégico, investimento adequado e o comprometimento tanto da liderança quanto dos colaboradores. De acordo com Farias, um projeto bem-sucedido de DHO envolve cinco etapas fundamentais. 

Diagnóstico:

Realizar uma avaliação da situação atual da empresa em relação à saúde organizacional, utilizando pesquisas, entrevistas e análise de indicadores para identificar oportunidades de melhoria e definir objetivos. 

Contabilidade

Acolhimento:

Pessoas vulneráveis ou que não se sentem pertencentes precisam ser integradas e cuidadas. O senso de pertencimento e a segurança psicológica são base para perpetuar a motivação o desenvolvimento de novas competências. 

Desenvolvimento:

Ferramentalizar o RH, formar líderes e desenvolver competências nos colaboradores caminham em paralelo nesta etapa. Desenvolver pessoas costuma partir de um processo com a alta liderança que é cascateado nas áreas estratégicas do negócio. 

Promoção:

Tudo o que é feito no âmbito de DHO deve ser comunicado. As pessoas precisam conhecer os movimentos estratégicos da empresa no que toca o capital humano: para engajar e para reproduzir. O investimento em DHO também é investimento em employer branding. 

Melhoria contínua:

Por fim, as empresas precisam acompanhar indicadores para promover melhoria contínua e demonstrar resultado. A análise costuma acontecer em três esferas: (1) engajamento do colaborador com os programas; (2) melhora da saúde organizacional e; (3) a impacto nos indicadores globais do RH, como Turnover, Absenteísmo e Sinistralidade do plano de saúde. 

“Investir em DHO não apenas fortalece o capital humano das empresas, mas também demonstra um compromisso com o crescimento e bem-estar dos colaboradores. Quando a companhia adota uma abordagem humanizada e valoriza o propósito das pessoas, os resultados são uma equipe mais engajada, maior retenção de talentos e um ambiente de trabalho saudável, produtivo e atraente”, ressalta Farias. 

A Moodar oferece soluções organizacionais inovadoras para transformar a maneira que o colaborador engaja com a experiência do ambiente de trabalho. 

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago