Saiba o que é Marketing Pessoal e como aplicar

Antes de saber quais estratégias utilizar no desenvolvimento e aplicação do Marketing Pessoal é preciso entender algumas peculiaridades desta área.

A pessoa enquanto marca, precisa desenvolver habilidades como liderança, motivação, empatia com o próximo, organização, entre outros. 

Todos esses fatores são cruciais para formar um bom profissional e dessa forma criar uma imagem, mais especificamente uma marca de sucesso

Portanto, antes de começar qualquer estratégia é preciso definir os valores de sua marca assim como a construção da sua imagem e o que deseja passar aos clientes.

Tendo esses posicionamentos claros não só em sua cabeça como no dos clientes, chegou o momento de pensar como vender o seu produto/serviço.

Marketing de Conteúdo

A criação de conteúdo é uma das, se não a principal ferramenta de trabalho do Marketing Pessoal.

Uma vez que é por meio dela que o profissional autônomo consegue firmar a sua imagem enquanto autoridade no assunto da área que atua.

Marketing de Conteúdo pode ser divulgado em diversos canais, como Redes Sociais, Blogs, Vídeos, e-Mails entre outros.

Não importa a plataforma, o que deve ser pensado é na qualidade do conteúdo garantindo que conseguirá dialogar com o público. 

Afinal, o objetivo do conteúdo além de educar o público é oferecer informação e dialogar com o mesmo de acordo com os produtos e/ou serviços oferecidos.

Redes Sociais

As Redes Sociais tem sido a principal porta de entrada dos clientes e também a melhor forma de divulgar sua marca. 

No caso de trabalhadores autônomos é preciso pensar de uma maneira bem elaborada e planejar bem. 

Algumas dicas são:

  • Seja autêntico, não tente ficar copiando ou tentar fazer algo igual ao de outras pessoas;
  • Mostre o dia a dia, é uma forma dos clientes e do público acompanhar o seu trabalho e certificar-se da qualidade do serviço oferecido;
  • Criatividade e Qualidade, procure criar conteúdos criativos e também com imagens e informações de qualidade.

Uma das Redes Sociais mais utilizadas são: Instagram e Facebook. Contudo, há outras possibilidades como YouTube, Tik Tok e Linkedin. 

Lembre-se sempre de estudar o seu público, e onde eles estão para assim decidir onde você deve estar.

Além disso, estude bem cada uma das redes sociais que pretende usar para garantir que irá conseguir seguir as tendências das mesmas.

Construa e tenha uma Imagem de Qualidade e Clara para os clientes

Como trabalhador autônomo, a sua imagem e sua marca é você mesmo e por conta disso é preciso trabalhar esse fator. 

Atenção, pois trabalhar e construir a imagem não diz respeito somente aos aspectos físicos, como aparência, roupas e afins. 

A sua imagem também é definida por meio dos seus posicionamentos enquanto pessoa, aquilo que você defende e o que acredita. 

Não há uma regra clara de como deve ser a imagem do seu negócio, isso é particular, mas é preciso sempre pensar primeiro no cliente. 

Pensar no cliente, significa tomar o devido cuidado para saber que a sua marca se posiciona de acordo com as expectativas deles. 

Mas, muito cuidado! Não faça nada por modismos ou porque todos fazem, faça as coisas de acordo com o que acredita, lembre-se: autenticidade sempre.

Planejamento e Estratégia

Assim como no Marketing Tradicional, não saia fazendo as coisas deliberadamente por que devem ser feitas. 

É essencial planejar e criar uma estratégia de acordo com os objetivos que pretende atingir em seu trabalho.

Por isso é essencial criar um Plano, Estudar as possibilidades e o Público Alvo, Definir Ações e caminhos utilizados para chegar ao objetivo.

Assim como no Marketing Pessoal, invista em Ferramentas para a Gestão de seu Negócio

Para que seu desenvolvimento, organização e controle sejam completos, além de marketing pessoal, é importante investir na gestão de seu negócio.

Por isso, a Soften oferece aos empresários sistemas qualificados e completos, que permitem um controle otimizado.

Com funcionalidades específicas, emissão fiscal, controle de estoque, financeiro e vendas, tanto Soften Siem quanto GerencieAqui são eficazes à sua empresa.

Defina e Melhore todos os processos diários de seu negócioentre em contato com a Soften e saiba mais.

Fonte: Soften Sistemas

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

5 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

7 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

12 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

13 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

13 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

13 horas ago