Doenças que podem te ISENTAR da declaração de Imposto de Renda em 2023
A Restituição do Imposto de Renda constitui nos valores que devem ser ressarcidos ao cidadão após a declaração, quando constatado que já foram pagos valores maiores do que o devido para a Receita Federal.
Ou seja, receberá a restituição quem paga mais imposto do que deveria no ano da declaração, e também aquelas pessoas que tiveram descontos de impostos excessivos, diretamente de suas folhas de pagamento.
No entanto, têm direito à restituição o contribuinte que comprovar que os impostos retidos na fonte foram acima do valor devido da receita. Existem alguns fatores que pode gerar a restituição do IR, confira quais são eles agora!
Leia também: Fazenda finaliza proposta destinada a correção da tabela do Imposto de Renda
Despesas com saúde
Despesas com saúde são dedutíveis, tanto com relação com o próprio contribuinte quanto nos casos de atendimentos médicos prestados a dependentes. Mas para isso é preciso ter tudo devidamente declarado e documentado.
Despesas com educação
Todos os gastos que um contribuinte e/ou seus dependentes tiverem com educação durante o ano-exercício são considerados despesas dedutíveis.
Despesas com dependentes
Mesmo não envolvendo saúde ou educação, os gastos com pessoas consideradas dependentes são dedutíveis, são considerados dependentes:
Doações
Doações que têm como destino fundos escolhidos pelo governo federal e aconteceram até dezembro do ano-exercício no Imposto de Renda são consideradas despesas dedutíveis.
Despesas com alimentação
Neste caso, o pagamento da pensão alimentícia determinado pela Justiça também poderá ser dedutível.
Previdência social ou privada
Neste caso o contribuinte só consegue ser restituído nas duas situações: previdência privada, se feita na modalidade PGBL ou INSS ou semelhantes, caso valores tenham sido pagos de forma incorreta.
Leia Também: Meu filho completou Dezoito Anos, posso parar de pagar a Pensão? Descubra!
Para saber se você terá direito a restituição, basta fazer a consulta através do site da Receita Federal ou pelo aplicativo para celular “Meu Imposto de Renda”, gratuito e disponível para download em celulares iOS e Android.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…