Fique Sabendo

Saiba qual a diferença entre PIX, TED e DOC

O Banco Central (BC) desenvolveu um novo sistema de pagamentos instantâneo que irá agilizar o modo de você realizar suas transações financeiras.

O BC batizou esse sistema com o nome de PIX, que está sendo implementado no Brasil e já está atraindo a atenção de muitos consumidores.

Mas, os usuários ainda estão conhecendo as regras das novas operações que começarão a funcionar dia 16 de novembro.

O PIX é diferente do TED e DOC

Para quem ainda tem dúvidas, veja qual a diferença entre Pix, TED e doc. Em relação ao TED/DOC, a pessoa que está pagando precisa conhecer e digitar os dados de quem irá receber, como por exemplo, seu banco, CPF/CPNJ, número da agência e tipo de conta.

O serviço só pode ser usado em dia útil e determinados horários. O valor só ficará disponível na conta do recebedor, horas depois ou no dia útil seguinte.

Entretanto, no Pix, o pagador incluirá a chave Pix no celular ou Lê o QR Code do recebedor, ambos receberão uma notificação de operação concluída. Detalhe, o Pix é aceito em qualquer dia e qualquer horário.

A nova forma de pagamento será mais uma opção entre todas que já existem, inclusive, o TED e DOC.

Atenção, com o Pix você pode receber ou fazer pagamentos de forma instantânea, mas, o Pix não é uma operação de crédito.

O cartão de débito é, usualmente, usado para realizar operações nos caixas eletrônicos e realizar compras (sem custos adicionais para o cliente).

Já o cartão de crédito tem uma linha de crédito atrelada ao produto com a qual é possível realizar compras para pagamento futuro (data de vencimento da fatura).

O prazo para cadastramento das informações dos futuros usuários do Pix começou no dia 5 de outubro. Na verdade, o cadastro requer o registro da “chave pix”, sendo a forma de identificação do usuário.

Bancos que já estão cadastrando para o Pix

O cliente pode se cadastrar em bancos como Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa, além de fintechs como Inter, C6 e Nubank. As cooperativas também já estão aptas, como o Bancoob e o Sicoob. Mais de 600 instituições estão aptas a fazer o cadastro.

O que será possível pagar com o Pix

Será possível pagar boletos, contas de luz, impostos ou compras.

Vantagens de pagar com o Pix

A vantagem está em realizar operações em qualquer hora do dia e com mais rapidez. A intenção é facilitar transações, que não precisarão de muitas informações.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Os Bancos funcionam no Carnaval?

O Carnaval acontece entre sábado (01/03) e quarta-feira (05/03), com isso, uma grande dúvida é…

12 horas ago

Cuidado!! Faltar demais ao trabalho pode arriscar suas férias!

A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), em seu artigo 473, define as hipóteses em…

13 horas ago

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

14 horas ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

14 horas ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

14 horas ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

16 horas ago