Categories: Sem categoria

Saiba qual é o prazo para a recuperação de créditos tributários

Quanto o assunto é a restituição de créditos tributários, muitas empresas ainda têm uma dúvida comum: qual é o prazo para a submissão do processo de recuperação de créditos junto à Receita Federal?

De acordo com a Campconsulting, especialista na restituição de créditos com retenção na fonte para empresas prestadoras de serviços, o prazo vai depender da condição do pedido. Para quem nunca o fez, ao submeter o processo, o governo tem o prazo normativo de um ano para analisá-lo e dar o parecer. No entanto, na prática, este prazo pode ser estendido para 3 a 5 anos.

Com experiência de mais de uma década na área, nós, da Campconsulting, atuamos diretamente junto ao Fisco para reduzir este tempo e fazer com que as empresas atendidas recuperem seus créditos em um período muito mais curto. Para que isso seja possível, nossos profissionais entendem a fundo a complexidade burocrática da legislação brasileira e atendem a todos os requisitos a fim de diminuir o tempo de análise por parte da Receita, agilizando o deferimento do referido processo. Se necessário, pode ser feita intervenção via ação judicial junto ao Fisco.

No entanto, é preciso que o contribuinte fique atento ao prazo para a submissão desse processo, uma vez que a recuperação dos créditos acumulados pode ser feita apenas com base no histórico contábil dos últimos cinco anos. O direito aos créditos anteriores a este período é prescrito e, por isso, não pode ser requerido.

Por essa razão é essencial a participação da área de contabilidade na organização dos lançamentos contábeis da empresa, É preciso ter capacitação na hora de apurar os impostos, para que sejam devidamente identificados os créditos a serem compensados, aos quais o contribuinte tem direito. Neste caso, a Campconsulting oferece uma equipe dedicada para ajudar as empresas na difícil tarefa de estruturar o histórico e apontar com eficiência os tributos que podem ser restituídos.

Muitos empreendedores ainda são reticentes quando a proposta é acionar a Receita Federal para a restituição de seus créditos acumulados. O que esses empreendedores devem ter em mente é que a recuperação dos tributos pode representar um novo fôlego aos negócios, especialmente em meio à crise político-econômica do país. Além disso, a restituição é direito do contribuinte!

A grande maioria das empresas (96%) que apostaram na parceria com a Campconsulting, em pouco tempo, foram ressarcidas. Contate nossos especialistas para obter mais informações sobre os prazos e a forma de recuperar, com mais rapidez, os créditos tributários que a sua empresa tem direito!

Via campconsulting

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Alerta ao MEI: classificação incorreta da atividade pode gerar multas e mais impostos

Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…

30 minutos ago

Fraudes digitais – a ameaça crescente às empresas no Brasil

A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…

34 minutos ago

IRPF 2025: Como a Inteligência Artificial Ajuda a Evitar a Malha Fiscal

Com o prazo de entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) se aproximando,…

35 minutos ago

7 tipos de relações que os contadores devem evitar

A contabilidade é uma área que exige técnica, ética e, claro, um bom relacionamento interpessoal.…

44 minutos ago

Forbes revela 6 hábitos de sucesso e 3 coisas para eliminar da vida

O sucesso não acontece por acaso. Mas você já se perguntou o que as pessoas…

52 minutos ago

Especialista alerta para o “fim” da Era do Bitcoin; preço vai despencar?

O Bitcoin sempre foi cercado por previsões otimistas e catastróficas. Mas desta vez, um alerta…

57 minutos ago