Foto: Reprodução / Youtube / Agência Brasil
Nesta sexta-feira (09/12) o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou cinco homens para comandar as pastas da Fazenda; Casa Civil; Justiça e Segurança Pública; Defesa e Relações Exteriores.
Após o anuncio, o novo governo recebeu uma chuva de críticas sobre sobre a falta de diversidade nos ministérios. Com isso Lula deve anunciar de uma só vez cinco mulheres para comandar pastas relevantes.
Há a expectativa é que que o segundo anúncio ocorra ainda hoje (terça-feira, 13). Confira agora quais são as mais cotadas para as pastas do novo governo.
Leia Também: Diplomação: Confira os detalhes do discurso de Lula
A ex-adversária e agora aliada de Lula, deve ser confirmada como ministra de desenvolvimento social. Anteriormente Tebet era cotada para Educação e Agricultura, aliados dizem que ela preferiu o Desenvolvimento Social.
Porém, ainda existe dúvidas sobre o comendo da pasta, pois o partido do trabalhadores ainda pleiteia o comando da pasta, indicando o nome da ex-ministra Tereza Campello, que trabalhou com Dilma Rousseff.
Outros aliados petistas apontam uma suposta resistência do partido em entregar o Ministério do Desenvolvimento Social à senadora, por considerá-lo uma pasta estratégica, uma vez que é a responsável pelo programa Bolsa Família.
Ou seja, o partido defende que seria um erro político entregar uma pasta estratégica a uma possível adversária do PT nas próximas eleições presidenciais, em 2026.
Tebet não esteve presente ontem na cerimônia de diplomação de Lula, levantando especulações sobre um possível “climão” entre Simone e Lula, porém os aliados do presidente eleito negaram, afirmando que a “A hora é de ele [Lula] falar com partidos”.
Leia também: PEC da Transição será votada hoje na Câmara dos Deputados
Está prevista para hoje uma conversa entre Lula e Marina Silva para definir qual será o papel da deputada eleita no ministério do petista. deputada federal eleita por São Paulo, deve ser nomeada esta semana para comandar o Ministério do Meio Ambiente no Governo Lula.
A deputada federal eleita por São Paulo, deve ser nomeada esta semana para comandar o Ministério do Meio Ambiente no Governo Lula. Segundo o site UOL, ela é a mais cotada para a pasta que já comandou na primeira gestão do petista.
“Ela participou ativamente do grupo técnico da área desde o início da transição em Brasília e esteve ao lado de Lula no Egito em novembro para participar da convenção climática COP-27. Caso seja escolhida, terá como desafio recriar programas esvaziados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), com um orçamento apertado”, diz análise do site.
Leia Também: Diplomação X Posse: Você sabe a diferença?
A cantora e compositora Margareth Menezes deve ser anunciada para a Cultura, a cantora confirmou nesta terça-feira (13/12) ter aceitado o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministra da Cultura de seu governo.
A pasta será recriada após ter sido transformada em secretaria. A declaração foi feita a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funciona o gabinete de transição. Menezes caracterizou o convite como sendo uma “missão”.
“Foi uma conversa muito animadora para a gente que é da cultura. Nós conversamos e eu aceitei a missão. Recebo isso como uma missão, até porque foi uma surpresa para mim também”, disse a futura ministra.
“O presidente disse que para ele é de uma importância muito grande, e que ele está querendo fazer um Ministério da Cultura forte para atender aos anseios do povo da cultura e do Brasil pelo potencial da nossa cultura”, completou.
Leia Também: Entenda o que faz os principais ministérios do Brasil
As especulações, no entanto, só elevam o nome de Izolda Cela no debate para a indicação de quem comandará o Ministério da Educação. Há um clima de incerteza sobre a definição da pasta no novo governo Lula.
Porém o PT ainda tenta ter o comando da pasta, uma das maiores da Esplanada dos Ministérios. Nesse caso, o mais cotado para o MEC é o líder do partido na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG).
No entanto, a governadora tem uma boa relação com Lula que a considera fiel, já que Izolda deixou o PDT do presidenciável Ciro Gomes, após em uma disputa local que favoreceu o grupo político do petista.
Leia Também: Quem são os cinco ministros já anunciados por Lula?
Nísia Trindade Lima é defendida por petistas junto ao presidente eleito. Nísia Trindade se tornou, em janeiro de 2021, a primeira mulher eleita presidente na história da Fiocruz.
Além disso, Nísia lidera as ações da Fiocruz no combate à pandemia de covid-19 no Brasil. A instituição, comandada por Nísia Trindade Lima, criou um novo Centro Hospitalar no campus de Manguinhos; coordena no País o ensaio clínico Solidarity da Organização Mundial da Saúde (OMS); aumentou a capacidade nacional de produção de kits de diagnóstico e processamento de resultados de testagens; organizou ações emergenciais junto a populações vulneráveis; ofereceu cursos virtuais de manejo clínico e atenção hospitalar para pacientes de covid-19; lançou manual de biossegurança em escolas; e se tornou laboratório de referência para a OMS em Covid-19 nas Américas.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…