Fique Sabendo

Saiba se alguém está vigiando seu WhatsApp e veja como se proteger

Já não é novidade que o WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no mundo. Entre os brasileiros, o app já se estabeleceu como o principal meio de comunicação através de trocas de mensagens. 

Nesta linha, o aplicativo oferece diversas vantagens e funções aos seus usuários, além da plataforma, conter sistemas de segurança próprios, todavia, ainda assim é preciso muito cuidado ao utilizar o Whatsapp. 

É de suma importância garantir a proteção de suas informações pessoais, de modo a evitar futuros transtornos, até porque, em casos de suspeita de golpes ou “espionagem”  de suas mensagens, todo cuidado é pouco. 

Em relação a este segundo ponto, chegando ao tema central deste artigo, vale ressaltar que acessar sem consentimento dados sensíveis e pessoais de outra pessoa infringe a lei, de maneira que tal prática é considerada um crime, independente se o espião é um parente ou amigo. 

Como saber se estou sendo espionado?

É comum se depara com uma sensação de estar sendo espionado, de modo que as suspeitas se direcionam até mesmo para amigos e parentes. Nestes casos há basicamente dois meios de alguém acessar suas informações. 

É possível concluir que ou a pessoa tem acesso ao seu celular, ou conta, ou está utilizando um programa específico para acessar as mensagens do aplicativo. Mediante as suas deduções a uma série de medidas que podem garantir a sua proteção. 

5 medidas para a proteção das suas informações

Dentre as medidas que podem ser tomadas, algumas são voltadas à precaução e outras direcionadas a certeza ou até mesmo a dúvida que estão de vigiando. Confira: 

  1. Garanta que ninguém terá fácil acesso ao seu aparelho celular;
  2. Estabeleça senhas tanto para o aparelho quanto para o aplicativo. A plataforma já disponibiliza a criação de uma senha que será cobrada eventualmente;
  3. Se certifique que não há mais nenhum aparelho conectado ao aplicativo. Na função Whatsapp Web, é possível conectar seu quadro de mensagens em um computador. É importante sempre desconectar após o uso;
  4. Acesse o histórico de mídias do aplicativo. Desta maneira, é possível saber com quem você tem trocado mensagens, assim podendo identificar informações suspeitas;

Atenção a esta última dica, restaure o aparelho nas configurações de fábrica. Em caso de dúvida, isto já eliminará o acesso do espião. Importante fazer um backup das informações mais essenciais.

Lucas Machado

Estudante de psicologia, sempre foi apaixonado pela escrita e encontrou no Jornal Contábil a oportunidade de escrever sobre temas que sempre teve interesse.

Recent Posts

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

18 minutos ago

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

17 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

18 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

24 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

24 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

1 dia ago