Fique Sabendo

Saiba se seu carro terá isenção de IPVA em 2020

A gente quando é criança sonha em crescer e fazer um monte de coisas de adulto, uma delas é ter seu próprio carro. Mas, o que não sabemos, quando somos crianças é que ter carro não é só pegar e sair dirigindo. Ter carro é ter uma série de despesas que devem ser de acordo com o nosso orçamento.

Uma das obrigações que temos ao comprar um carro é o Imposto sobre Propriedade Veicular Automotiva, mais conhecido como IPVA.

Hoje, o seu valor depende das variáveis relacionadas ao veículo e ao local em que o proprietário reside. As taxas variam de 0,5% a 4% sobre a quantia venal estimada do automóvel. Entretanto, é possível ter isenção no pagamento do IPVA, de acordo com o estado onde você mora.

No Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins, por exemplo, recebem a isenção do IPVA veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Agora, em Mato Grosso o tempo é de 18 anos. Outros estados como Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Rio Grande do Sul, somente após o veículo completar 20 anos de fabricação é que ele ficará livre da contribuição.

Em Roraima, Rio Grande do Norte e Goiás, esse prazo cai pela metade, para ter a isenção, neles o prazo é de 10 anos de fabricação.

Isenção no pagamento do IPVA

Para você saber se terá isenção no pagamento do IPVA, bastará olhar no documento do seu veículo o ano de fabricação. Depois, é só fazer a conta referente ao estado onde mora, como falamos acima.

Mas, preste atenção:

No Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) há dois números: um relacionado ao “ano de fabricação” e outro do “ano-modelo”. Para o cálculo do IPVA, seja para isenção ou cobrança, leva-se em consideração a data em que o bem foi fabricado.

Importante

Os proprietários de veículos com deficiências, limitações físicas, mentais ou doenças crônicas também entram na lista de quem não precisa pagar o imposto. A pessoa terá que fazer o pedido de isenção junto à Secretaria da Fazenda estadual.

Para a concessão do benefício, é necessário obter uma CNH especial, além de um laudo médico do Detran do estado que comprove a situação.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Contabilidade: Veja as obrigações que devem ser enviadas nesta sexta-feira (28)

Março está se aproximando, com ele está chegando também a época do Imposto de Renda…

4 minutos ago

Declaração Anual MEI 2025: tire todas as suas dúvidas

O período de entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), referente ao faturamento de…

14 minutos ago

Saque-aniversário do  FGTS: mudanças para quem sacar saldo

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que os 12,1 milhões de trabalhadores…

36 minutos ago

MEI: Uma nova cobrança pode surgir para alguns empreendedores!

Recentemente uma notícia sobre um aumento na cobrança mensal dos Microempreendedores Individuais (MEI) foi compartilhada,…

2 horas ago

O Impacto da Reforma Tributária nas Empresas: Desafios e Estratégias de Adaptação

A reforma tributária, amplamente debatida no Brasil, visa simplificar o complexo sistema de impostos e…

3 horas ago

É preciso declarar o Pix no Imposto de Renda 2025?

O pagamento pelo sistema Pix, lançado no ano de 2020, resultou em uma mudança nos…

4 horas ago