Saiba se você é um dos milhares de brasileiros que podem sacar o FGTS no mês que vem

A partir de fevereiro, a Caixa disponibilizará o cronograma para realizar os saques dos saldos inativos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), conforme definição do Governo Federal no final do ano passado. A liberação dos valores também ocorrerá a partir do mês que vem.

Um mesmo trabalhador pode ter mais de uma conta inativa. Isso é possível porque cada conta do Fundo de Garantia é vinculada a um contrato de trabalho. A possibilidade de saque é para o cidadão que já teve emprego com carteira assinada cujo contrato foi extinto até 31 de dezembro de 2015. O trabalhador não poderá sacar o FGTS de uma conta ativa, ou seja, vinculada ao seu atual emprego.

De acordo com o banco, o saque poderá ser feito em Lotéricas, autoatendimentos ou em agências da Caixa. Em todo o país, 10,2 milhões de pessoas poderão retirar o benefício e os saques podem chegar a R$ 30 bilhões.

Consulta ao saldo

O trabalhador pode fazer a consulta através do site da Caixa. Para ter acesso ao extrato, basta inserir o número do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP) e cadastrar uma senha de acesso ao sistema.

Já para aquele que deseja fazer essa consulta por meio de tablets e smartphones, há um aplicativo. De acordo com a Caixa, com o App FGTS Trabalhador é possível consultar os depósitos em sua conta FGTS, atualizar o seu endereço e localizar os pontos de atendimento mais próximos.

Além disso, quem tem direito ao saque também pode comparecer a uma agência da Caixa, usar o autoatendimento do banco ou ir até ir a uma lotérica. Para realizar a consulta, o trabalhador precisa apresentar o Cartão Cidadão, em que são depositados todos os benefícios sociais administrados pelo banco.

 

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

4 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

4 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

4 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

4 horas ago

Desperdício zero: Como reduzir os impostos da sua empresa de forma legal e eficiente

Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…

5 horas ago

Os 5 concursos públicos mais aguardados de 2025

Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…

7 horas ago